“A alta nos preços das passagens para as cidades-sede da Copa aconteceram em virtude deste sistema de cálculo de tarifas. Com o bloqueio dos assentos realizado pelas operadoras de viagens, a demanda foi muito grande e os preços atingiram o ápice mesmo faltando meses para a competição”, explicou Borges, lembrando que a flexibilização da malha, solicitada pelas companhias junto à Anac, reorganizaria os bloqueios de assentos e os preços dos bilhetes. “Após o sorteio dos grupos do Mundial e dos ingressos, teremos uma visão real de como se comportará o mercado durante o evento”, completou.
DEFINIÇÃO DE MALHA
Normalmente, a malha é definida após estudos de condições do ambientes regulatório e do mercado, que englobam características socioeconômicas, ambientais, geográficas e políticas, em processo que, após os estudos, demora cerca de 90 dias para iniciar as operações.
Para o Mundial, foi formado um grupo composto pelas companhias aéreas e pelos reguladores do setor (Anac, Infraero, SAC) para analisar transferências ou criações de novos voos. O objetivo é que as aprovações sejam praticamente instantâneas e atendam a demanda de passageiros. Na próxima quinta-feira (dia 31), o governo federal irá se reunir com as companhias aéreas para discutir os valores e qualidade dos serviços durante o evento.
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