sábado, 16 de novembro de 2013

Você sabia?


Falha no sistema: Problemas técnicos em aeronave atrasa saída de voo no aeroporto de Brasília

Um problema técnico atrasou por mais de duas horas a saída de um voo para Lisboa, a partir do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, na noite desta segunda-feira (11/11). A aeronave que faz o voo TP58 deveria ter deixado o solo brasiliense rumo à capital portuguesa às 18h45. Depois de vários "apagões", os passageiros foram orientados a desembarcar por volta de 20h10. Por volta de 21h20, os passageiros foram orientados a embarcar novamente. Ainda não há previsão de quando irá sair o voo.


O Airbus A330 tem capacidade para 240 passageiros na classe econômica e 34 na executiva. Informações preliminares dos comissários indicam que havia cerca de 140 passageiros a bordo.

Durante a transmissão do vídeo com as informações de segurança, todas as luzes da cabine, incluindo as telas individuais para entretenimento de bordo, se apagaram. A pane ocorreu por volta de 18h50 - com a decolagem já atrasada.

O sistema foi reinicializado por quatro vezes, mas os alto-falantes da aeronave não voltavam a funcionar. O ar-condicionado também era desligado, a cada nova reinicialização do programa. A comunicação da cabine de comando com os passageiros esteve impossibilitada durante todo este tempo, também em decorrência do problema.

Os comissários de bordo limitavam-se a tranquilizar os passageiros que temiam a possibilidade de o problema se repetir no ar; os profissionais da companhia aérea asseguravam que o avião só decolaria se a questão elétrica fosse resolvida. Dúvidas quanto às conexões em solo europeu predominam entre os passageiros.

A previsão era de que a aeronave tocasse a pista do Aeroporto de Lisboa às 6h desta terça-feira (12/11). Com o atraso, ainda não se sabe se o avião vai levantar voo. Os passageiros aguardam na sala de embarque. A informação é de que não houve cancelamento e os passageiros são orientados a aguardar.

A Inframérica confirmou que o avião não partiu no horário previsto e que os passageiros precisaram desembarcar por causa de problemas mecânicos na aeronave.

[Fonte/Reprodução: EM/Adaptado]

Avião da Air France tem que retornar ao Galeão após passar por turbulência

Aeronave sofreu com intensa turbulência e descargas elétricas



Depois de 25 a 30 minutos de percurso, o voo AF443, da Air France, teve de retornar ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, em razão de uma pane não especificada. O problema foi informado aos passageiros 15 minutos após a passagem por uma nuvem carregada, quando a aeronave sofreu com intensa turbulência e descargas elétricas - intensas mesmo. Ao anunciar o retorno ao Rio, o comandante também informou que grande parte do combustível seria descartada, formando nuvens de vapor nas extremidades das asas. A aterrissagem ocorreu uma hora e 25 minutos após o início do retorno. Nesse tempo, a aeronave reduziu e voltou a ganhar altitude e sofreu forte turbulência. Na aterrissagem, a frenagem foi abrupta, com um ruído intenso sempre que o freio era acionado com mais intensidade. Os passageiros mais nervosos receberam água e atenção especial dos comissários de bordo. Não houve pânico.

[Fonte/Reprodução: Estadão/Adaptado]

Voo livre: Avião da Polícia Federal

A polícia federal é uma das únicas a ter avião no mundo?



A ideia da Polícia Federal possuir um avião é Segundo o Ministro da Justiça, Tarso Genro, a aeronave vai dar mais agilidade às operações. “Esse avião dá à Força Nacional uma agilidade para que, entre 24 e 48 horas, ela esteja à disposição dos governadores, em qualquer ponto do país, além de reforçar a frota da Polícia Federal, em função do combate aos crimes ambientais e, obviamente, do combate à corrupção”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Ricardo Balestreri, já foram investidos cerca de R$ 160 milhões na compra de aeronaves para os estados, em 2008 e 2009. Esses investimentos vão ajudar a modernizar a segurança no país, de acordo com ele.

“Estamos criando um novo status na área de aviação de segurança, para podermos chegar naquilo que eu chamo de Brasil profundo, que são as populações ribeirinhas, populações sertanejas que não são atingidas pelas viaturas”, explicou.

O diretor geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, disse que, antes, era preciso pedir à Força Aérea que cedesse um avião quando era realizada uma grande operação. “Vamos continuar precisando da Força Aérea, mas bem menos e com uma única aeronave, considerando que há períodos de manutenção. Quando precisávamos, nossa única estava no solo. Com duas, vamos ter sempre uma em condições de voar”, afirmou.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, o secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, afirmam também que o novo avião será usado na transferência de presos e no transporte de policiais federais e homens da Força Nacional de Segurança Pública.


[Esta foi mais uma das reportagens do "Voo livre", para ver mais, é só clicar aqui]

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Avião de pequeno porte faz pouso forçado em Guaramirim, SC

Espécie de paraquedas conectado à aeronave teria sido acionado para minimizar o impacto


Um avião de pequeno porte, que sobrevoava a região de Guaramirim, teve problemas e saiu de controle com piloto e dois passageiros na tarde desta quinta-feira. Foi acionado uma espécie de paraquedas conectado à aeronave para minimizar o impacto com o chão, segundo os bombeiros da cidade — informações iniciais indicavam que os ocupantes teriam pulado de paraquedas.

A tripulação do helicóptero Águia da Polícia Militar de Joinville foi acionada para resgatar os ocupantes do avião por volta das 17 horas desta quinta. Os Bombeiros Voluntários de Guaramirim deslocaram um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância até o local, numa região agrícola.

Apesar da mobilização de resgate, todos os três ocupantes passam bem.

[Fonte/Reprodução: Clicrbs/Adaptado]

Após decolar no RJ, avião da Gol tem que fazer manobra por causa de balão

 Um avião da Gol precisou realizar uma manobra evasiva durante voo que ia do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para o de Confins, em Minas Gerais, após o comandante da aeronave ter avistado um balão. Segundo a empresa, 139 passageiros estavam a bordo do voo G3 1660.

De acordo com a Gol, o pouso ocorreu normalmente em Confins e a aeronave passou por uma vistoria completa e foi liberada para voo. Em nota, a empresa afirmou que “julga importante esclarecer que este procedimento está previsto no manual do fabricante e faz parte do escopo de treinamento da tripulação técnica”. 
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Aeronáutica, os balões podem causar acidentes de grandes proporções. As consequências de uma colisão entre um balão e uma aeronave podem ser drásticas e causar até mesmo a queda do avião.
“Vamos supor que um balão de cerca de 15 quilogramas, que é um balão pequeno, colida com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h. O impacto vai ser da ordem de 3,5 toneladas”, disse o gerente do Programa de Perigo Baloeiro do Cenipa, tenente coronel aviador Carlos Antônio Motta de Souza, em nota divulgada no site do centro. 
[Fonte/Reprodução: Terra/Adaptado]

Caminhão de combustível bate em avião da TAM no Aeroporto de Imperatriz

Incidente aconteceu no início da tarde desta sexta-feira (15).

Vôo, que saiu de Brasília com destino a São Luís, foi cancelado.



Um caminhão de abastecimento bateu em um avião da TAM no Aeroporto Renato Cortez Moreira, em Imperatriz, no Maranhão.
O voo JJ3552, que partiu de Brasília com destino a São Luís, pousou para fazer escala na cidade por volta de 12h50. O desembarque dos passageiros com destino a Imperatriz foi realizado normalmente. No entanto, um passageiro que seguia para São Luís, e não quis se identificar, contou ao G1 (portal de notícias da emissora Globo) que aguardava decolagem dentro do avião quando sentiu uma pancada forte seguida de balanços da aeronave. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O impacto foi causado pelo caminhão de combustível, que bateu na turbina esquerda do avião. A equipe da TAM fez todos descerem. O vôo, que tinha previsão de chegada em São Luís para 15h10, apresenta status 'cancelado' no site da Infraero.
Por telefone, a assessoria da Infraero em Brasília confirmou o incidente ao G1, mas informou que a empresa não daria declarações sobre o assunto porque é responsável somente pela administração dos aeroportos. Segundo a Infraero, como o fato envolveu um avião e a empresa terceirizada pela TAM para abastecimento das aeronaves, o caso deve ser esclarecido pela própria companhia.
O G1 também entrou em contato com a assessoria da TAM em São Paulo. Em nota, a empresa informou que a aeronave sofreu leve impacto e que o incidente levou ao cancelamento de dois vôos da companhia, o 3552 e outro com destino a Brasília, já que o avião deve passar "perícia e manutenção".
Caminhão atingiu avião que havia acabado de pousar em Imperatriz (Foto: Colaboração/Jules Jesus Ayoub)

























[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

Passageiro cai de pequeno avião em Miami, EUA

Piper PA 46 sobrevoava o mar, a 550 metros de altitude.

Guarda Costeira fazem buscas na região da Ilha de Key Biscayne.


Um passageiro caiu, nesta quinta-feira (14), de um pequeno avião particular quando sobrevoava o mar nas proximidades de Miami, a 550 metros de altitude, de acordo com os registros das conversas do piloto da aeronave.
"Ele abriu a porta traseira e simplesmente caiu do avião", disse o piloto em seu diálogo com os controladores de voo.
O porta-voz da polícia de Miami, Javier Baez, afirmou que agentes do condado estão em missão de resgate à procura dessa pessoa, mas ressaltou que é improvável que ela tenha sobrevivido a uma queda dessa altura.
No entanto, Baez disse que não podia confirmar se realmente havia um passageiro desaparecido, já que só contava com "informações", mas que uma equipe da Guarda Costeira e helicópteros estavam buscando pelo suposto passageiro em frente à ilha de Key Biscayne.
"Socorro! Socorro! Tenho uma porta entreaberta e estou indo para (o aeroporto de) Tamiami. Tenho uma porta entreaberta e um passageiro caiu", disse o piloto de acordo com os registros de rádio.
"Você disse que um passageiro caiu de seu pequeno avião?", perguntou o controlador.
"Isso. Abriu a porta e simplesmente caiu", confirmou o piloto.
A pequena aeronave, um Piper PA 46, aterrissou pouco depois no aeroporto de Kendall-Tamiami, em Miami.
A polícia não revelou a identidade do piloto nem do passageiro.
[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

Avião que decolou do Brasil sai da pista ao pousar em Buenos Aires

Operações foram canceladas temporariamente no terminal aéreo argentino.

Aerolíneas Argentinas disse que o incidente não deixou feridos.



Um avião da companhia Austral procedente do Brasil saiu da pista nesta sexta-feira (15) no aeroporto de Ezeiza de Buenos Aires, o principal da Argentina, mas não foram registrados feridos.
As operações foram canceladas temporariamente no terminal aéreo depois que o avião da Austral, subsidiária de Aerolíneas Argentinas, saiu da pista após aterrissar em Ezeiza (30 quilômetros ao sul de Buenos Aires), tendo partido do Rio de Janeiro.
Em comunicado, a Aerolíneas Argentinas atribuiu o incidente às más condições meteorológicas registradas nesta sexta em Buenos Aires e seus arredores, com intensas chuvas e fortes ventos.
"O incidente aconteceu quando a aeronave, um Embraer E-190, com 96 passageiros, saiu da pista devido a uma mudança brusca na direção e na velocidade do vento e ao efeito de aquaplanagem pela chuva", detalhou a empresa.
A companhia acrescentou que o incidente "não provocou lesões nem nos passageiros nem na tripulação".
O episódio foi registrado às 5h45 hora local (6h45 de Brasília) e levou à suspensão temporária das operações em Ezeiza, que já voltou à atividade normal.
[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Piloto sofre fraturas após avião se chocar com urubu

O piloto e instrutor da Academia da Força Aérea Marcos Alessandro Sell ficou ferido após o avião que pilotava, modelo T27-Tucano, bater em um urubu, quando se preparava para aterrissar na Base Aérea de Salvador, na tarde deste domingo, 10. O impacto rompeu o vidro da cabine do avião, do lado esquerdo, onde estava o piloto. Apesar de ter sofrido fraturas em ossos da face, Sell conseguiu concluir o pouso.

O piloto foi atendido no Hospital Aeroporto, em Lauro de Freitas na região metropolitana de Salvador, e transferido, na madrugada desta segunda-feira, 11, para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio de Janeiro. Seu estado de saúde é considerado estável. Sell pilotava um avião que participava, com outros três, de um desfile aéreo integrante das comemorações do 71º aniversário da Base Aérea de Salvador.

Segundo informações da administração do terminal, este ano já foram registradas 65 colisões de aves com aviões que decolavam ou pousavam no aeroporto - em todo o ano passado, foram 53.


[Fonte/Reprodução: EM/Adaptado]

Pouso forçado: Aeronave faz pouso de emergência em Jarinu

Acidente foi em área de difícil acesso no bairro Nova Odessa. 


Segundo Corpo de Bombeiros, instrutor e aluno não ficaram feridos.




Um avião monomotor de pequeno porte fez um pouso forçado por volta das 11h desta segunda-feira (11) em uma fazenda na zona rural de Jarinu (SP), na região de Jundiaí (SP). O acidente aconteceu em uma área de difícil acesso no bairro Nova Odessa, às margens da rodovia Natal Lorencini, durante uma aula prática de voo. 
O helicóptero Águia da Polícia Militar chegou a ser acionado para atender a ocorrência, mas as duas pessoas que estavam na aeronave não ficaram feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, aluno e piloto desceram da aeronave logo depois do acidente e conseguiram apagar rapidamente um princípio de incêndio com a ajuda do extintor da aeronave.
Segundo os bombeiros, as vítimas informaram aos socorristas que saíram do aeroporto de Jundiaí para uma aula prática de voo quando perceberam que havia algo errado com o monomotor e tiveram que procurar uma área para pousar. O piloto assumiu a condução da aeronave e conseguiu evitar o acidente.
A perícia técnica esteve no local. Técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) também vão investigar o acidente.
[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

Bimotor que estava desaparecido é encontrado

Destroços da aeronave foram localizados no Morro do Corisco, perto de Ubatuba, no litoral norte paulista; nenhum dos três passageiros sobreviveram


O bimotor que estava desaparecido desde domingo foi encontrado pela Força Aérea Brasileira no início da tarde desta segunda-feira. Segundo a FAB, os destroços da aeronave foram localizados no Morro do Corisco, perto de Ubatuba, no litoral norte paulista. Nenhum dos três passageiros sobreviveram.

O avião decolou do Aeroporto de Paraty, na Costa Verde do Rio, e seguia viagem rumo a cidade de São Paulo, mas acabou sumindo dos radares na tarde de domingo. Estavam nele o piloto, um empresário e o filho dele.
Ainda na tarde desta segunda-feira, a Polícia Militar divulgou o nome das três vítimas da queda do bimotor. Morreram o empresário Eduardo Francisco Juliano, Gabriel Marques e o piloto, identificado por enquanto apenas como Locatelli.
[Fonte/Reprodução: O Tempo/Adaptado]

Aeroporto nas Filipinas reabre após ser declarado em ruínas por causa de tufão

Voos irão retirar população em risco e transportar medicamentos, água e comida

As autoridades filipinas conseguiram reabrir nesta segunda-feira (11), parcialmente, o aeroporto de Tacloban, arrasado pelo tufão "Haiyan" e declarado em ruínas há apenas três dias.

A companhia aérea estatal "Philippine Airlines" retomou na tarde de hoje os voos, que servirão para retirar a população em risco e para abastecer aos serviços de emergência de medicamentos, de segurança e de primeira necessidade tais como água e comida, informou o canal "GMA".

Por enquanto, apenas aviões com turboélice poderão viajar de Cebu (cidade filipina) para Tacloban, informou a companhia de aviões filipina.

O porta-voz de Aviação Civil das Filipinas, John Andrews, declarou em comunicado que os voos servirão para evacuar a população em risco e para abastecer aos serviços de emergência de material médico, de segurança e de primeira necessidade tais como água e comida.

Entre os primeiros passageiros do voos comerciais estão pessoas que buscam desesperadamente seus parentes após dias sem poder ligar para eles, integrantes de ONGs e veículos de comunicação.

Pelo menos 70% dos prédios de Tacloban, entre eles vários do aeroporto, como armazéns e a torre de controle, ficaram destruídos após a passagem do tufão "Haiyan" na sexta-feira passada.

"A devastação aqui é absoluta", declarou o ministro do Interior, Manuel Roxas, após chegar a Tacloban, a população mais castigada pelo fenômeno meteorológico, cerca de 580 quilômetros ao sudoeste de Manila.

Até o momento, as instalações do aeroporto estavam sendo utilizadas somente pelos militares e corpos de emergência que transportavam o material e pessoal mediante helicópteros do exército.

A Cebu Pacific, por sua vez, decidiu não voar ainda para Tacloban, mas retomou os voos para Kalibo e Busuanga, outras regiões afetadas pela tempestade.


[Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe]

Um aeroporto de luxo no meio do deserto

Com investimento de US$ 15,5 bi, projeto da estatal Qatar Airways é um dos mais modernos do mundo; inauguração está prevista para 2014.

A paisagem do deserto vai se transformando à medida que o novo aeroporto de Doha se aproxima. Pequenas árvores, ainda com estacas, começam a ser vistas na beira da estrada. Mais perto do aeroporto há grama verdinha, árvores grandes e uma espécie de lago artificial formado com desvio de água do mar. O novo aeroporto da capital do Qatar, que deve ser inaugurado em 2014, parece um oásis no meio do deserto. O projeto recebeu investimentos de US$ 15,5 bilhões e representa a ambição do Qatar de ganhar relevância na aviação mundial.

Aos olhos leigos, o aeroporto parece estar pronto para começar a operar. O equipamento de raio-X já apita quando as pessoas seguem para a área de embarque. As telas que mostram os voos e as esteiras rolantes já estão ligadas. As placas de sinalização estão todas pintadas. E computadores da Apple já estão instalados em quiosques para acesso à internet.



Batizado de Hamad Internacional Airport, o novo aeroporto de Doha começou a ser construído em 2005 para substituir o atual terminal, que recebeu 21 milhões de passageiros em 2012 e já opera na sua capacidade máxima.
O projeto foi desenhado para ser um hub (centro de distribuição de voos) da Qatar Airways. O principal negócio da empresa é levar passageiros do Oriente para o Ocidente, um serviço que requer uma boa infraestrutura para conexões, ou seja, um aeroporto eficiente. Hoje cerca de 80% dos passageiros que desembarcam em Doha não permanecem na cidade.
Com o novo aeroporto, Doha e a Qatar Airways querem fazer concorrência direta à Dubai e à Emirates Airlines. Dubai recebeu 62 milhões de passageiros em voos internacionais nos 12 meses encerrados em julho, segundo dados da Airports Council International (ACI). É o segundo maior tráfego no mundo, atrás apenas do aeroporto de Heathrow, em Londres. Doha é o 24º da lista e o segundo no Oriente Médio.
O novo aeroporto é essencial para o avanço de Doha e da Qatar Airways na aviação internacional. As obras, no entanto, estão atrasadas e a data de inauguração foi adiada diversas vezes desde 2009.
Questionado por jornalistas, o presidente da Qatar Airways, Akbar Al Baker, não quis especificar as razões do atraso. A imprensa local relata que a falta de mão de obra na cidade e custos acima dos estimados travaram o projeto e trouxeram desavenças entre as construtoras envolvidas na obra e o governo do Qatar.
A nova estimativa prevê a inauguração do terminal no primeiro semestre de 2014. Haverá um período de transição das operações do velho para o novo aeroporto até que todos os voos comerciais sejam transferidos.

Tecnologia. O complexo aeroportuário ocupa 22 quilômetros quadrados, um terço da área da cidade de Doha. Mais da metade da construção foi feita em um aterro sobre o mar.
O projeto prevê trazer o que há de mais moderno em tecnologia aeroportuária para o local. A promessa da autoridade aeroportuária é proporcionar conexões a partir de 30 minutos para passageiros de primeira classe e 45 minutos para os demais, uma meta ambiciosa e que requer agilidade na operação. Para isso, a empresa aliará sistemas de trens a uma espécie de serviço de 'concierge'. Uma equipe identificará no desembarque os passageiros executivos que precisam fazer conexões rápidas e os acompanhará pessoalmente para o próximo embarque.
O terminal de passageiros foi desenhado para receber 50 milhões de pessoas na fase final. Já as duas pistas foram projetadas para receber as aeronaves Airbus 380, as maiores do mundo e que também serão usadas pela Qatar Airways.
A maior delas, de 4.850 metros, é a segunda mais longa do mundo em aeroportos que recebem voos comerciais - a maior é de Denver, nos EUA. "A alta temperatura da região requer uma pista de pouso mais longa. Ela pode receber o maior avião do mundo a temperaturas como 50 graus celsius", diz o gerente sênior de segurança do aeroporto de Doha, Henning Pfisterer.
Luxo. A arquitetura e os serviços do aeroporto refletem o posicionamento da companhia aérea estatal, que se propõe a oferecer um atendimento de alto padrão. O terminal de passageiros tem o teto no formato de onda e o interior decorado com imensos coqueiros artificiais. Para o emir (governante) do Qatar, há um terminal exclusivo, de 16 mil m².
O complexo prevê dois hotéis de luxo com 100 quartos cada um. Há também um resort, com piscina semiolímpica, quadras de squash e spa cinco estrelas.
O gosto pelo luxo e as grandes obras de engenharia no Qatar são consequência do enriquecimento rápido do país com a exploração de petróleo e gás. Com população de 1,9 milhão de habitantes (metade na capital), o pequeno emirado do Golfo Pérsico é o primeiro na lista da revista Forbes de maior PIB per capita (cerca de US$ 90 mil anuais).
O novo aeroporto é certamente uma das maiores obras, mas, em Doha, tudo está em construção - estradas, metrô, arranha-céus e até uma ilha artificial.
[Esta matéria foi adaptada da reportagem original do site Estadão]

domingo, 10 de novembro de 2013

Passageira passa mal e avião faz pouso em Fortaleza

Voo 393 vinha de Buenos Aires, na Argentina e seguia para Paris, França.

Identidade e nacionalidade da passageira não foi divulgada pela Infraero.


Um avião da companhia francesa Air France fez um pouso de emergência às 00h12 desta quinta-feira (7), em Fortaleza. Segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o voo 393 vinha de Buenos Aires, na Argentina e tinha como destino Paris, na França.

Durante a viagem, a aeronave precisou parar na capital cearense porque uma passageira passou mal. O atendimento médico foi realizado e a passageira continua na capital.

O avião da Air France seguiu viagem por volta das 2h13 para Paris, na França. A identidade e a nacionalidade da passageira não foram divulgadas pela Infraero.

[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

Avião quebra na pista e turistas não conseguem chegar ou sair de Fernando de Noronha

Turistas que foram para Fernando de Noronha em busca de descanso e sossego enfrentam um grave problema na volta para casa nesta quarta-feira (06). Uma aeronave da Trip, que levou 106 pessoas do Recife para o arquipélago, teve um problema no trem de pouso durante a aterrissagem e ficou travada no meio da pista. Os passageiros desembarcaram e foram carregando as próprias malas até o aeroporto. No entanto, este não é o pior do transtorno. Com o avião parado no local, as demais companhias aéreas que fazem voo para Noronha não conseguem decolar. Em outras palavras, ninguém chega ou sai da ilha pelo ar.



Diariamente, chegam em Noronha três voos. Nesta quarta, chegou um voo da Gol com 100 passageiros, que partiu do Recife, um voo da Azul com mais 60 pessoas, que saiu de Natal, no Rio Grande do Norte, e o da Trip, que trazia mais 106 turistas do Recife e travou. Segundo os administradores do aeroporto, esta é a média de passageiros que chegam na ilha por dia. As aeronaves deveriam voltar aos seus destinos transportando a mesma quantidade de pessoas. O voo da Gol seria o primeiro a retornar, o embarque estava marcado para 15h30 (horário local), 14h30 no Recife. O da própria Trip partiria em seguida, às 15h45, 14h45 no Recife.

Uma equipe tenta fazer o reparo na aeronave com os equipamentos disponíveis no aeroporto de Noronha, caso não consiga, será necessário chamar o "avião mecânico", uma aeronave de prontidão que pode ser enviada para a ilha com as peças que faltam para a execução do conserto. De acordo com os técnicos, não é possível simplesmente rebocar o avião.

Alojamento

Para acalmar os passageiros, os administradores informaram que poderá haver um voo extra para levar as pessoas para casa nesta quinta-feira (07), às 10h ou às 13h. O agravante é que a ilha abriga uma quantidade limitada de passageiros por insuficiência na rede hoteleira. Caso o reparo não seja executado nas próximas horas, não se sabe como os passageiros serão abrigados.

As companhias aéreas ainda não se pronunciaram a esse respeito.


[Fonte/Reprodução: Diário de Pernambuco/Adaptado]

Fotógrafo flagra anel de luz ao redor de avião nos EUA

Fenômeno conhecido como halo foi registrado por Jason Reeed.


Um anel de luz (fenômeno conhecido como halo) foi flagrado ao redor do avião do secretário de Estado dos EUA, John Kerry, após ele decolar na sexta-feira de Tel Aviv, em Israel, para Genebra, na Suíça.


[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]