sábado, 2 de novembro de 2013

Arquivo aéreo: Ponte aérea

Ponte Aérea, mais conhecida como Ponte Aérea Rio-São Paulo é um acordo firmado entre companhias aéreas brasileiras que oferecem várias frequências diárias entre os aeroportos Santos Dumont no Rio de Janeiro e Congonhas em São Paulo. Criada em 5 de julho de 1959 pelas empresas VarigCruzeiro do Sul e VASP, atualmente operam no trecho TAMGol e Avianca Brasil com mais de 120 vôos diários partindo das duas cidades, em média a cada 10 minutos, entre 6h30 até por volta das 22h.

E mais, você sabia que...
Em 10 de fevereiro de 2007, a Gol inseriu o Boeing 737-800 Short Field Performance (SFP) na frota de aeronaves da Ponte Aérea. O modelo foi desenvolvido pela Boeing a pedido da companhia para ser utilizado no aeroporto Santos Dumont que tem uma das pistas mais curtas do mundo (com 1.323 metros de extensão)

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Avião comemorativo da TAM vai estampar fotos de 10 mil clientes

Ação em Airbus marca os 20 anos do programa de pontos TAM Fidelidade.

Público em geral pode enviar imagens de rosto pela internet, diz companhia.


Ilustração de como ficará o avião da TAM com imagens de 10 mil clientes (Foto: Divulgação/TAM)

A TAM anunciou nesta sexta-feira (18) que vai estampar um avião com cerca de 10 mil fotos de clientes, em comemoração aos 20 anos do programa de pontos TAM Fidelidade. A ação é aberta ao público – a pessoa não precisa estar cadastrada no programa – e, para participar, é preciso enviar uma foto de rosto pelo Facebook.

Se a imagem obedecer aos critérios da companhia, ela será impressa em tamanho 15 cm x 15 cm e fará parte de um mosaico de fotos que será adesivado em um Airbus A320. A aeronave comemorativa deve começar a circular em dezembro.

Segundo a TAM, alguns clientes também serão convidados a acompanhar o processo de "customização" em um hangar na cidade de São Carlos (SP).

O programa TAM Fidelidade tem mais de 10 milhões de clientes cadastrados, de acordo com a companhia. Atualmente, esse sistema emite em média 11 bilhetes aéreos por minuto, com base na pontuação obtida pelos usuários.
Além de estampar um avião, a empresa vai convidar dez clientes (com acompanhante) das mais altas categorias do TAM Fidelidade para visitar em novembro a fábrica da Boeing, em Seattle, nos EUA.
Se você não mandou, aproveite que ainda dá tempo! Acesse a página da TAM no facebook e mande sua foto!
[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

Uma casa um tanto diferente

Sim, o nome dele é Bruce Campbell e ele mora dentro de um Boeing!


capa
O engenheiro Bruce Campbell está vivendo a vida que sempre sonhou, depois de transformar um Boeing em sua própria moradia. O engenheiro americano de 62 anos comprou um Boeing 727-200 por cerca de 100.000 dólares, e passou a última década transformando a aeronave em um lugar habitável. Escondida na mata de Oregon – EUA, Campbell descreve sua aeronave como ” um pássaro que está destinado a voar” e diz que sua ” sala de jogos favorito ” é o cockpit.

Você deve estar se perguntando “Por que ele escolheu para gastar tudo em um avião velho?”  Numa resposta objetiva, o engenheiro diz que a madeira é apenas um material de construção terrível. Em seu site, ele a chama de ” ninho de cupins”, “lenha”, ” relativamente fraca”  e diz que “é presa com parafusos de baixa tecnologia , utilizando técnicas de baixa tecnologia”. Outra razão seria que os projetos retangulares como as tradicionais residências são estruturalmente inferior , que podem não suportar ventos fortes e terremotos. Por outro lado , os aviões são ” bem concebidos, de alta tecnologia, aeroespacial qualidade vasilhas de pressão selado que podem suportar ventos de 575 mph e sete forças de aceleração G com facilidade, pode durar séculos (com controle de corrosão eficaz), são altamente resistentes ao fogo e proporcionam segurança superior. Eles estão entre os melhores estruturas que a humanidade já construiu.

A quem se pergunta como o avião foi parar nesse lugar a resposta: foram US$ 17 mil (R$ 40 mil) para deslocar a aeronave do aeroporto para um local de armazenamento temporário; US$ 20 mil (R$ 47 mil) para alugar a oficina onde ficou por quatro meses; US$ 21.600 (R$ 50 mil) para remover asas e cauda (depois colocá-las de volta); US$ 25 mil (R$ 58 mil) para rebocá-lo até a floresta do Oregon, onde Campbell decidiu que seria seu endereço; totalizando os quase US$ 100 mil gastos no projeto

O engenheiro possui um blog próprio, o AirplaneHome.com. O site é dedicado ao seu projeto ambicioso, onde Campbell diz que aviões como o seu não são tão caros nos dias de hoje, e que os custos podem ser significativamente reduzidos se você trabalhar no projeto durante o verão, em vez de um inverno furacão La Nina, como ele fez. 

Stairwell - Bruce Campbell stands on his retired Boeing 727-200 commercial jet's stairwell
Escada – O engenheiro em sua escada no aposentado Boeing 727-200

Climb aboard - Campbell opens the rear-door and former emergency exit of his 727-200 airplane home
Suba a bordo! Campbell abre a saída de emergência (porta traseira) de seu lar-avião

abrigo coberto para automóvel
O “lar-avião” possui até abrigo coberto para automóvel!!

Campbell, na parte superior da foto, converteu a aeronave em uma casa totalmente funcional em Hillsboro, Oregon
Campbell, na parte superior da foto, converteu a aeronave em uma casa totalmente funcional em Hillsboro, Oregon

Cockpit do avião Boeing aposentado. Lugar virou "sala de jogos" do engenheiro.
Cockpit do avião Boeing aposentado. Lugar virou “sala de jogos” do engenheiro.
Unusual abode - Campbell, pictured, has converted the aircraft into a fully functional home in Hillsboro, Oregon

Mod cons - Bruce Campbell, pictured, works on his computer on board his grounded 727 airliner
Confortos modernos – Bruce Campbell, na foto, trabalha em seu computador a bordo de seu 727

Bruce Campbell, pictured, sits on his couch near the tail of his 727-200 153-foot long jetliner
Bruce Campbell, na foto, se senta em seu sofá perto da cauda do seu 727-200.

Banheiro da aeronave
Ao falar sobre o banheiro, Bruce diz “É pequeno, mas também sou!”

Shower power- Bruce Campbell, pictured, stands next to his home-built shower that he build for himself close to the tail of his plane
O engenheiro ao lado do chuveiro embutido que ele construiu para si mesmo perto da cauda do avião.

Iluminação noturna
A visão fica ainda mais bonita a noite!

[Reprodução/Fonte: http://migre.me/guUY9]

Pouso de emergência: Aeronave faz pouso não previsto em Palmas

Aeronave decolou em Imperatriz (MA) e ia para Belo Horizonte (MG). 

Um problema no trem de pouso obrigou a parada de emergência na capital.


O piloto verifica se o jatinho sofreu avarias no trem de pouso antes de seguir viagem (Foto: Bernardo Gravito/G1)O piloto verifica se o jatinho sofreu avarias no trem de pouso antes de seguir viagem (Foto: Bernardo Gravito/G1)
Avião fez um pouso de emergência no aeroporto de Palmas na noite desta quinta-feira (31). A aeronave modelo Citation CJ-1 teve problemas no trem de pouso e por isso precisou pousar, de acordo com um dos passageiros que pediu para não ser identificado. No voo estavam o piloto, o copiloto e mais três pessoas.
A aeronave pertence a um grupo de empresários mineiros do ramo de locação de automóveis. De acordo com eles, o pouso foi suave e por isso, ninguém se feriu. O avião decolou de Imperatriz (MA) com destino a Belo Horizonte (MG), mas o trem de pouso não foi recolhido em função de um problema que ainda não foi identificado. O jatinho tem capacidade para levar até seis passageiros.
No momento, o piloto avalia o que pode ter causado o travamento do trem de pouso para decidir se o grupo segue viagem ainda esta noite. O Corpo de Bombeiros de Palmas acompanhou o pouso.
[Reprodução/Fonte: G1]

Pousa na Base Aérea de Natal o C-5 Galaxy

C-5 Galaxy pousou na capital potiguar na manhã desta quinta-feira (31). 

Aeronave participará da Cruzex, que começará no dia 4 de novembro.



A Base Aérea de Natal recebeu nesta quinta-feira (31) uma das maiores aeronaves de transporte militar do mundo. De propriedade da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), o C-5 Galaxy tem 75,13 metros de comprimento, o que supera a distância de 19 carros Volkswagen Gol enfileirados. A aeronave veio de Washington e pousou às 8h40 na capital potiguar, onde participa do Exercício Cruzeiro do Sul (Cruzex), que começa no dia 4 de novembro.
A aeronave chegou a Natal com uma comitiva de 55 militares dos Estados Unidos (Foto: Enilton Kirchhof)A aeronave chegou a Natal com uma comitiva de 55
militares os Estados Unidos (Foto: Enilton Kirchhof)
O C-5 Galaxy chegou a Natal com 54 toneladas de carga em 22 pallets, além de uma comitiva de 55 militares. Com quatro turbinas, a aeronave pode decolar com um peso máximo de 348,8 toneladas. Outro destaque fica por conta das de carga, localizadas na parte dianteira e traseira, que permitem acesso ao compartimento de 37 metros de comprimento, maior que duas quadras de vôlei. Ali podem ser levadas até 122 toneladas de carga.

Já na noite desta quarta-feira (30) quem pousou em Natal foi um avião Shaanxi Y-8, da Aviación Militar Bolivariana, nome oficial da força aérea da Venezuela. O país é o único de toda a América a utilizar o modelo, fabricado na China. A aeronave é capaz de transportar até 20 toneladas de carga e trouxe para a capital potiguar mais de 5000 quilos em equipamentos.
Fabricado na China e utilizado na Venezuela, Y-8 chegou na quarta a Natal (Foto: Enilton Kirchhof)
Fabricado na China e utilizado na Venezuela, Y-8 chegou na quarta a Natal (Foto: Enilton Kirchhof)



















[Fonte/Reprodução: G1/Adaptado]

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Passageiros da TAM passam mais de seis horas em avião que não conseguiu chegar em Confins

Adultos e cerca de 50 crianças, que voltavam de um acampamento, ficaram com fome e sede dentro da aeronave. O avião saiu de Congonhas para Confins, mas por causa de temporal, voltou para pousar em Guarulhos. Sem local para encostar, ficou na área de manobra até abastecer e decolar novamente



Passageiros do voo JJ3264 da TAM, que saiu do Aeroporto de Congonhas com destino a Confins, passaram quase seis horas no avião em situação de desconforto e desespero na segunda-feira. A aeronave decolou em São Paulo, não pôde pousar no terminal na Grande BH, por causa do temporal de ontem, e seguiu para o Aeroporto Internacional em Guarulhos, onde ficou por horas na área de manobra. Adultos e cerca de 50 crianças ficaram com fome e sede dentro da aeronave, conforme relatou uma passageira.

A psicóloga Vânia Camanzi contou que saiu de Porto Alegre com destino a Belo Horizonte por volta de 14h. Ela deveria ter voado às 11h50, mas houve contratempos no terminal e ela acabou deslocada pela companhia aérea para o horário da tarde. Até então, Vânia entendeu como um imprevisto a situação de troca de voo, mas nem imaginava o que ainda passaria para chegar à capital mineira.

De Porto Alegre, o avião foi para Congonhas, onde ocorreu a troca de aeronave para seguir até Confins. O voo saiu por volta de 17h40 e quando chegou na Grande BH não havia condição de pouso por causa da chuva. De acordo com Camanzi, o comandante informou que não poderia sobrevoar o terminal até o fim do temporal, pois o combustível era insuficiente, assim decidiu seguir para Guarulhos, onde havia autorização para pouso.

“Foi uma situação de emergência, mas não havia portão disponível para o avião, que ficou ligado no meio da pista”, relata a psicóloga. A aeronave da TAM ficou na área de manobra em Guarulhos portanto, passageiros não poderiam desatar cintos, ligar telefone e, muito menos, descer.

Cerca de 50 crianças, com faixa etária próxima de 10 anos, estavam no avião acompanhados de três monitores. Eles voltaram de um acampamento em São Paulo. A demora na área de taxiamento criou uma situação de desespero dentro da aeronave, com a agitação das crianças e dos outros passageiros, pois o voo estava cheio. As regras passaram a não valer, porque as pessoas precisaram ligar para os parentes e usar o banheiro.

Fome e sede

“Ficamos com fome e sede. Eu que estava em conexão de Porto Alegre, fiquei sem almoço. As pessoas começaram a levantar e as comissárias mandavam sentar. Os meninos faziam barulho e batiam nas laterais”, relata a psicologa.

Os passageiros cobraram informações dos comissários, mas as explicações desencontradas não solucionavam o problema. O avião entrou em uma fila para abastecer, o que provocou mais demora. Enquanto isso, os clientes pediram que fosse servido lanche, mas a companhia não atendeu a demanda. Conforme a passageira, a água era servida de forma escassa para pessoas que precisavam tomar remédios. Um menino chegou a questionar o motivo pelo qual foi dada água para uma passageira e negada a ele.

Segundo Camanzi, a informação repassada era que aguardariam a chegada de outra tripulação para seguir a Confins, por uma questão de horário de trabalho. “Todos estavam nervosos e uma comissária ameaçou chamar um policial federal para um passageiro”, conta. Os clientes até queriam a presença da PF, porque pretendiam registrar uma ocorrência sobre os problemas, no entanto não houve presença da polícia.

“Os meninos gritaram dentro do avião: 'fomos sequestrados'. Foi terrível, super tenso”, relata a psicóloga, que considerou os comissários da TAM despreparados. Depois de tanta confusão, a aeronave, já abastecida, levantou voo em direção a Confins. Somente durante o voo foi servido um lanche. Quando receberam o pacote de biscoito, as crianças cantaram “obrigada, senhor, pela comida que não recebemos”, uma situação que resume o constrangimento passado no avião, segundo a passageira.

Pais das crianças e familiares de outros passageiros estavam aguardando no terminal em Minas desde 18h. O voo pousou por volta de 23h30 em Confins. Camanzi acredita que a companhia aérea os manteve no avião em Guarulhos para evitar de transportar tantas crianças para um hotel, solução que poderia ter sido aplicada no caso.

[Fonte: Estado de Minas/Adaptado]

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Feliciano reclama de critério das aéreas para retirar ‘passageiro chato’ de avião

No Twitter, deputado relembra constrangimento que sofreu em voo entre Brasília e São Paulo


O presidente da CDHM (Comissão de Direitos Humanos e Minorias), deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), criticou nesta terça-feira (29), via Twitter, o critério usado pelas companhias aéreas para retirar passageiros das aeronaves e impedir que eles viajem quando importunam outros viajantes.

Em agosto, Feliciano foi vítima de um protesto em um voo que partiu de Brasília rumo a São Paulo.
Na ocasião, depois que o avião decolou, um grupo de cerca de dez pessoas começaram a cantar a música Robocop Gay, do grupo Mamonas Assassinas, em frente à sua poltrona, Feliciano questionou o posicionamento das empresas aéreas pelo microblog.

Nova estrutura facilita ligação entre terminal de embarque e aeronave

O aeroporto de Palmas receberá o projeto-piloto de um nova estrutura de ligação entre o terminal e o avião. Trata-se do sistema "Elo", que é, na prática, um corredor fechado e climatizado que leva o passageiro da sala de embarque até o avião, no mesmo nível do solo. Portanto, não é o tradicional "finger", que funciona como uma ponte entre o terminal e o avião.
Nesses conectores, estão presentes escadas (uma vez que o sistema é montado ao nível do solo), mas também elevadores para atender a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida e facilitar o acesso às aeronaves. As estruturas são móveis e, por isso, permitem que os módulos sejam fixados entre si e posicionados de acordo com a configuração da área destinada à circulação e ao estacionamento de aviões em cada aeroporto.
Cada conector representa um investimento de, aproximadamente, R$ 1,8 milhão. Na capital do Tocantins, há a previsão de previsão de instalação de três conectores para a próxima alta estação, afirma a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A proposta será apresentada, oficialmente, na próxima semana, no Festival de Turismo de Gramado (RS), entre os dias 7 e 10.
A Infraero destaca que o "Elo" é uma solução tecnológica desenvolvida em parceria com a empresa Ortobras, de Barão (RS). Essa empresa opera com tecnologias e produtos de acessibilidade, voltadas quem tem mobilidade reduzida. "Era preciso buscar uma solução que fosse adequada à realidade de cada aeroporto", diz o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.
Embora, inicialmente, o projeto tenha sido pensado para aeroportos com fluxo médio de passageiros, a Infraero não descarta a possibilidade de adotar o sistema nos embarques remotos de aeroportos com perfil executivo como Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ). A adoção nos corredores ocorre de forma simplificada por não exigir obras de grande porte. Basta definir posições e montar o equipamento. É um sistema modular, podendo acompanhar o planejamento do aeroporto, adaptando-se a eventuais mudanças.
(Fonte: Estadão/Adaptado)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Gol vende 80% das passagens abaixo de R$ 399

A Gol divulgou hoje, durante o workshop Bastidores da Aviação, alguns dados sobre as ações de planejamento de vendas e composição de malha da companhia. Segundo o diretor de Planejamento de Malha, Cláudio Neves Borges, os preços são definidos a partir de uma conjunção de duas variáveis: taxa de ocupação e proximidade da data do voo.


Utilizando esses dados para compor os preços, a companhia aérea vendeu mais de 80% das passagens abaixo de R$ 399 no último ano, sendo que 50% estavam abaixo de R$ 199. Esses valores se referem às viagens domésticas, que têm um teto de R$ 1.990 na companhia. De acordo com o executivo, esses dados comprovam que o sistema de liberdade tarifária é viável e que os preços para a Copa do Mundo refletem uma política comum de mercado. 

“A alta nos preços das passagens para as cidades-sede da Copa aconteceram em virtude deste sistema de cálculo de tarifas. Com o bloqueio dos assentos realizado pelas operadoras de viagens, a demanda foi muito grande e os preços atingiram o ápice mesmo faltando meses para a competição”, explicou Borges, lembrando que a flexibilização da malha, solicitada pelas companhias junto à Anac, reorganizaria os bloqueios de assentos e os preços dos bilhetes. “Após o sorteio dos grupos do Mundial e dos ingressos, teremos uma visão real de como se comportará o mercado durante o evento”, completou.

DEFINIÇÃO DE MALHA

Normalmente, a malha é definida após estudos de condições do ambientes regulatório e do mercado, que englobam características socioeconômicas, ambientais, geográficas e políticas, em processo que, após os estudos, demora cerca de 90 dias para iniciar as operações.

Para o Mundial, foi formado um grupo composto pelas companhias aéreas e pelos reguladores do setor (Anac, Infraero, SAC) para analisar transferências ou criações de novos voos. O objetivo é que as aprovações sejam praticamente instantâneas e atendam a demanda de passageiros. Na próxima quinta-feira (dia 31), o governo federal irá se reunir com as companhias aéreas para discutir os valores e qualidade dos serviços durante o evento.

Sete funkeiros são expulsos de avião por perturbarem a ordem

Avião seguiu para São Paulo sem o grupo; comandante solicitou a retirada do grupo



Sete funkeiros foram expulsos de um avião na tarde desta segunda-feira (28), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), o comandante da aeronave - que é a autoridade máxima dentro do avião - solicitou a retirada do grupo. Como não houve resistência, não foi preciso  registrar um boletim de ocorrência.
A PF não soube precisar o que eles fizeram para perturbar a ordem.
Depois da confusão, a aeronave seguiu para São Paulo.