sábado, 7 de setembro de 2013

Avião se prepara para pouso de emergência no aeroporto de Moscou, na Rússia

Um avião CRJ-200 está se preparando para um pouso de emergência no aeroporto Vnukovo de Moscou .

                                                                                             © RIA Novosti
De acordo com o centro de controle do aeroporto, o avião, pertencente a uma companhia aérea europeia, decolou de Nápoles e não consegue liberar o trem de pouso. A aeronave está dando voltas sobre o aeroporto, gastando combustível.
Se o avião não for capaz de liberar o trem de pouso, o aeroporto de Vnukovo será temporariamente fechado, e a pista de aterrissagem será coberta com uma espuma anti-incêndio.


Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_09_07/Aviao-far-pouso-de-emergencia-no-aeroporto-de-Moscou-1372/

Flight Radar - Seu radar dentro do computador!

O "Voe AAAN" vai apresentar pra vocês agora o Flight Radar 24. Este site é capaz de te mostrar em tempo real um voo que está acontecendo, e o melhor, é que é tudo em tempo real e detalhado!


Se você tem algum parente que está voando neste exato momento e souber o número do voo dele, você pode explorar ao máximo tudo que está acontecendo e detalhes adicionais!

A ferramenta desenvolvida por Flightradar24 AB nos proporciona tudo em tempo real, todos os voos nesse momento no mundo. É fantástico! No lado esquerdo do site, foto do avião, a velocidade que ele está, a altura, tudo.

Então, mate sua curiosidade, é só clicar aqui

Aviões da Vasp estacionados no Aeroporto dos Guararapes são desmontados

Aeronave de transporte de carga e outra de passageiros estavam abandonadas desde 2005. Sucata será leiloada



As duas aeronaves da extinta companhia área Vasp, uma de transporte de carga e outra de passageiros, estacionadas no Aeroporto dos Guararapes, no Recife, começaram a ser desmontadas nesta sexta-feira. o material resultante do desmonte será destinado à leilão e a renda arrecada será revertida à massa falida da empresa, para pagamento das dívidas junto a funcionários e credores.

A ação faz parte do programa Espaço Livre, criado em fevereiro de 2011 pela Corregedoria Nacional de Justiça e contempla 11 aeroportos do País, nos quais estão estacionados 59 aviões. A meta da Corregedoria Nacional é remover, até o final do ano, todas as aeronaves de grande porte que estão paradas em pátios de aeroportos. A sucata deverá ser leiloada até o fim do mês. A expectativa é arrecadar R$ 60 mil por cada aeronave.

No terminal do Aeroporto dos Guararapes, estão dois Boeings, modelos 727-200 e 737-200. Com o desmonte, uma área de 2.500 m² será devolvida à administração do aeroporto, que utilizará o espaço para a recepção de aeronaves privadas. O local deve estar pronto até a Copa de 2014.

A operação tem por finalidade remover dos aeroportos toda a sucata de aviões pertencentes a empresas aéreas que faliram nos últimos anos e que ainda ocupam espaços nos terminais.

Fonte: JCOnline

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Airbus prevê avião transparente para 2050


Se você não é da turma dos que esperam ansiosamente o teletransporte para não precisar mais entrar em um avião, já imaginou como podem ser as aeronaves do futuro? A fabricante de aviões Airbus já. E a ideia é realmente interessante.

Na última terça-feira (03), a empresa apresentou um vídeo em Londres mostrando como prevê os modelos de aviões em 2050. O detalhe mais interessante é a fuselagem transparente, que permite aos passageiros enxergar todo o céu ao longo da viagem. Apesar da possibilidade de ver um belo infinito azul durante um voo, também existe a chance do passageiro se deparar com uma tempestade, uma visão que não deve deixá-lo muito tranquilo.

Deixando de lado a parte estética, a ideia é que os futuros aviões sigam uma tendência cada vez mais crescente e sejam mais sustentáveis. A BBC explica que eles devem ser fabricados com materiais mais sustentáveis, feitos com material reciclável, além de apresentar menos ruídos e menor gasto de combustível.

Outra novidade interessante que faz parte da previsão da Airbus é a possibilidade de oferecer aos passageiros experiências de voos mais personalizadas e sensoriais, com assentos adaptáveis, por exemplo. De qualquer forma, tudo é apenas um conceito, mas nos fazer imaginar como seria interessante voar em uma dessas aeronaves.

Você pode também encontrar um vídeo, mostrando a ideia completa. Deixamos tudo preparado para você, é só clicar aqui!


Fonte: CanalTech (Adaptado)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Empresa aérea deve dar nome ao estádio do Corinthians

Emirates Airlines deverá pagar uma quantia de R$ 450 milhões para dar nome ao novo estádio corintiano

Estádio do Corinthians que está sendo construído na Zona Leste: estádio poderá se chamar
 Emirates Arena ou Arena Emirates

São Paulo - Emirates Arena ou Arena Emirates. Assim deverá se chamar pelos próximos 20 anos o novo estádio corintiano, que está sendo construído no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Em troca, a companhia aérea com sede nos Emirados Árabes Unidos vai depositar nos cofres do Corinthians a quantia de R$ 450 milhões - isso equivale a uma renda anual para o clube de R$ 22,5 milhões.

O contrato ainda não foi assinado. E depende de um "sim" dos comandantes da empresa dos Emirados Árabes Unidos. A diretoria do Corinthians já demonstrou estar satisfeita com os números apresentados. A decisão está nas mãos dos xeques, que comandam a companhia aérea. Entre os envolvidos, poucos acreditam que o negócio não seja fechado. Assim, a Emirates dará nome ao estádio.
O valor que está sendo fechado com a Emirates é pelo menos R$ 50 milhões a mais do que o próprio Corinthians calculava receber quando começou a estudar a possibilidade de uma empresa dar seu nome para o estádio. Isso tem a ver com a concorrência pelos naming rights do Itaquerão. Ambev e Zurich Seguros também estavam no páreo, de acordo com informações do mercado.
A Emirates está desenvolvendo uma política agressiva de marketing no Brasil não só por ter um voo diário entre São Paulo e Dubai, mas porque tem planos ambiciosos no País num curto espaço de tempo. Pesou ainda na opção pela empresa, além do dinheiro oferecido, sua experiência na área. A companhia aérea tem acordo de sucesso com o Arsenal, dando seu nome ao estádio do clube na Inglaterra.
Escolhido para ser a sede de São Paulo dos jogos da Copa de 2014, incluindo a abertura da competição, o estádio do Corinthians tem previsão de ficar pronto em dezembro deste ano. O local terá capacidade para 48 mil torcedores, sendo que esse número será aumentado para 65 mil durante a realização do Mundial no ano que vem, com a colocação de arquibancadas provisórias.
Fonte: Exame

Piloto mais jovem do mundo tem apenas 5 anos

Ele tem apenas cinco anos, mas já se tornou o mais jovem piloto do mundo. He Yide, um menino chinês de apenas 5 anos, esteve ao comando de um avião durante 35 minutos, sem qualquer ajuda ou assistência na pilotagem.

He Yide (ou Duoduo, como é mais conhecido) pilotou um Bee 3 durante um voo de 35 minutos pela província de Nanjing, na China. Apesar de ter um instrutor ao seu lado, a criança pilotou o avião inteiramente sozinha, escreveu o Diário da Manhã.
O pai do jovem piloto foi muito criticado pela imprensa chinesa pela educação rigorosa e ‘extremista’ que imprime no filho desde pequeno. Duoduo começa os treinos no aeroporto perto das 5h da manhã e divide o resto do tempo entre treino físico e exercícios de matemática.
Além desta prova de fogo, o pai já o submeteu a outras tanto ou mais complexas, como velejar barcos à vela, escalar o monte Fujyama ou correr sem roupa a uma temperatura de -13ºC.


Maior aeroporto do País, Guarulhos sofre com interferências

Uso de laser na direção de aeronaves é o que mais preocupa as autoridades 


Terminal é o mais movimentado do País e é considerado uma importante ligação internacionalDivulgação/GRU Airport
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, sofre constantemente com interferências que podem atrapalhar pousos e decolagens ou até causar um acidente. De acordo com controladores de voo e com dados do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a presença de rádios piratas, balões, aves e o uso de laser na direção dos aviões são os principais problemas enfrentados no terminal mais movimentado do País.

No mês de julho, o aeroporto registrou mais de 25 mil pousos e decolagens, segundo a GRU Airport, que administra o terminal. 26,6% desses voos partem ou chegam de outros países, tornando Guarulhos um hub na América Latina.
Guarulhos registrou mais de 25 mil pousos e decolagens em julhoDivulgação/GRU Airport
Laser
Um dos problemas que mais preocupam pilotos e controladores de voo são raios laser apontadas na direção das aeronaves, normalmente na hora do pouso. Dados do Cenipa mostram que de 1º de janeiro até 4 de setembro deste ano foram feitos 62 comunicados desse tipo de interferência. A média é de quase sete casos por mês.
O incidente mais recente reportado ao Cenipa aconteceu no último dia 2. O piloto de um Boeing 777-200, da American Airlines, que chegava de Miami, relatou ter visto alguém a cerca de 1,6 km de distância utilizando raio laser de cor verde. Outro comandante da mesma companhia aérea passou por um problema pior, mas na hora da decolagem, no dia 2 de fevereiro. Ele chegou a relatar que sua visão foi ofuscada por um período de dez segundos.
Quem for flagrado apontando um laser na direção de um avião pode responder por expor a aeronave ao perigo. O crime prevê pena de dois a cinco anos de prisão e pode chegar a 12 anos, no caso de haver acidente.
Balões
A presença de balões nas rotas de pouso e decolagem também é um perigo para as aeronaves. Desde o começo do ano, o Cenipa recebeu 21 reportes. Mais da metade dos incidentes aconteceu nos meses de junho e julho, época de festas juninas. No dia 9 de junho, um piloto da TAM Aviação Executiva por pouco não atingiu um balão.
“O balão foi visualizado pelo PF cerca de 2 segundos antes da colisão, o piloto automático foi desligado, e foi efetuada manobra evasiva pela esquerda”, diz o relatório feito pelo piloto do jatinho, após o fato.
Três dias antes, o comandante de um Airbus A321 da TAM teve que arremeter o pouso devido à presença de um balão junino na rota da aeronave. No mesmo dia em que o jatinho teve que desviar durante a rota de pouso, outro reporte foi feito ao Cenipa, relatando que um balão de aproximadamente 25 m permanecia próximo à pista.
“O balão permaneceu estacionário naquela posição por aproximadamente uma hora. Pois ao retornar para uma nova decolagem havia outra aeronave reportando o mesmo balão à torre. Isso também demonstra que não houve comunicação da torre com o controle para avisar a aeronave que estava chegando sobre a presença do balão”, diz o comunicado.
Rádios piratas
Na manhã de quarta-feira (4), oito rádios piratas foram fechadas em Mairiporã, na Grande São Paulo. Segundo o COE (Comando de Operações Especiais) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as estações clandestinas podem atrapalhar a comunicação entre a torre de controle e as aeronaves. Duas pessoas foram detidas.
Segundo o controlador de voo Daniel Ramos, que tem 16 anos de experiência e trabalha na torre de Guarulhos, esse tipo de interferência caiu bastante, mas ainda acontece. Ele explica que se for perdida a comunicação, o controlador tem que procurar outra alternativa.
— Se a interferência for tal, que o piloto não consiga contato, ou vice-versa, e não tenhamos a certeza que o piloto está recebendo nossas transmissões, transmitimos as instruções "às cegas" como chamamos, incluído aí uma frequência alternativa. Também fazemos uso da pistola de sinalização, se as condições meteorológicas o permitirem. Esta emite feixes luminosos em diferentes cores, que se forem sinais contínuos ou intermitentes, tem seus significados padronizados. O uso da pistola, porém, permite apenas instruções simples.
Aves
Problema frequente na maioria dos aeroportos em todo o mundo, a presença de aves é sempre um risco. Em Guarulhos, desde o começo deste ano, foram reportados 120 casos. Em mais de 80% dos casos houve colisão com a aeronave, segundo os dados do Cenipa. Boa parte das aves é encontrada após o pouso, quando é feita a inspeção nos motores. Mas há casos de animais que atingem a aeronave durante a decolagem, como o que aconteceu com um voo da TAM no dia 19 de agosto. Um dos motores do Airbus chegou a ser atingido.
Um de nossos administradores aqui da 'voeaaan' que já passou pelo desconforto, diz: "É horrível, é tanto um desconforto para o passageiro, tanto para a tripulação, e o pior, é que ficamos sem saber o que está acontecendo".
Fonte: R7 (Adaptado)

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Aviões da Gol e da Emirates batem no Aeroporto do Galeão

Acidente não deixou feridos nem provocou atrasos



Um Boeing 777 da Emirates, que taxiava pelo pátio do Aeroporto Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro, bateu na asa traseira de um 737 da Gol, que estava estacionado.
A Infraero informou que ninguém ficou ferido. A batida também não provocou atrasos ou cancelamento de voos.
O piloto do voo da Emirates será ouvido pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Já a Gol informou que "a aeronave que operou o voo G3 1026, trecho Congonhas (SP) – Santos Dumont (RJ), alternou o destino final para o Aeroporto de Galeão devido às condições meteorológicas no Santos Dumont. Após receber autorização para pouso neste aeroporto e já com a aeronave completamente estacionada na posição 41 (remota), preparando para o desembarque, houve um abalroamento entre a asa de uma aeronave da companhia aérea Emirates e o leme de direção do avião da Gol".
Os 47 passageiros que estavam a bordo desembarcaram normalmente. 
Fonte: JB

Voo é cancelado por longo tempo de trabalho da tripulação e passageiros se irritam

Voo 4194 saiu de Campinas (SP), com destino a Natal (RN).

A aeronave que levava 96 passageiros, não pode pousar em Natal devido ao mau tempo.


O voo 4194 da companhia Azul Linhas Aéreas fez um pouso forçado às 2h desta quarta-feira (4), no  Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Segundo a Azul, o avião saiu nesta terça-feira (3), às 22h, de Campinas (SP), com destino a Natal (RN). A aeronave levava 96 passageiros.
Segundo a companhia aérea, quando o avião sobrevoava a capital potiguar, o comandante informou aos passageiros que precisava fazer uma mudança na rota para Fortaleza por conta do mau tempo. O avião foi direto para o Aeroporto Internacional Pinto Martins.  A previsão dde chegada do avião em Natal era 1h30.
Depois de meia hora de espera, os passageiros foram obrigados a deixar o avião e ir para o saguão do aeroporto. De acordo com  funcionários da empresa, o avião não decolou porque havia estourado a jornada de trabalho da tripulação. Para solucionar o problema, a Azul ofereceu uma van para os passageiros irem para Natal. Passageiros ficaram revoltados e realizaram reclamações nos boxes do Decon e da Agência Nacional de Aviação Comercia (Anac) no saguão do Pinto Martins.
Van para Natal
A passageira, Simone Sach, que estava no vôo com mais três filhos afirmou o descaso da empresa com os passageiros. "Eles avisaram que iam reabastecer o avião para podermos retornar para Natal, pois o tempo lá estava muito ruim. Ficamos dentro da aeronave meia hora. Até que pediram para nós descermos da aeronave. Ficamos sabendo que a tripulação não ia embarcar, pois já tinha vencido a hora deles. Descemos do avião, pegamos as malas e ficamos aqui no aeroporto", relatou.
Simone Sach ainda confirmou a ideia da Azul de oferecer uma van para deixar parte dos passageiros em Natal. "Primeiramente eles disseram que iam nos colocar em outro vôo ou hotel para quem precisasse, mas até agora, nada aconteceu. Nos ofereceram uma van para ir para Natal, mas como vou para uma van? Estou com três filhos e fica ruim viajar desse jeito", lamentou.
Aeroporto
Na segunda-feira (2), 12 passageiros ficaram feridos durante um voo da TAM que fazia o trajeto Madri-São Paulo durante a madrugada. A aeronave teve de realizar um pouso de emergência à 1h43 no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Segundo passageiros do voo 8065, houve uma forte turbulência no ar. Os 12 passageiros feridos foram encaminhados para atendimento de emergência. Atualmente, duas continuam internadas.


Fonte: G1

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Aeroporto de Guarulhos inaugura área privilegiada para 'spotterplanes'

Área reservada fica a 800 metros de pista de pouso.

Espaços parecidos já existem em outros aeroportos internacionais.


Área permite que fotógrafos captem imagens da pista de voo. (Foto: Divulgação/GRU Airport)

O Aeroporto Internacional de Guarulhos inaugurou às 14h desta terça-feira (3) uma área especial para fotógrafos e cinegrafistas que tenham interesse em captar imagens de aviação. O espaço fica localizado no piso sete do edifício-garagem e é o primeiro instalado em um aeroporto brasileiro, segundo a concessionária que administra Cumbica.

O espaço funciona como um mirante, que oferece uma visão privilegiada dos pontos em que as aeronaves tocam o solo ou levantam voo. Áreas como essa já existem em aeroportos internacionais como os de Frankfurt e Zurique, na Alemanha, e o de Heathrow, em Londres, na Inglaterra.
Segundo a concessionária responsável pelo aeroporto, a área fica a cerca de 800 metros da pista de pouso. Para ter acesso ao local, é preciso estacionar no edifício-garagem e subir até o piso sete.
Fonte: G1 (Adaptado)

Avião de pequeno porte cai na estrada da Ceasa, em Belém

De acordo com informações preliminares, três pessoas pessoas morreram.

Segundo o Seripa, avião incendiou após queda.


Avião de pequeno porte cai na estrada da Ceasa, em Belém. De acordo com informações preliminares, três pessoas pessoas morreram. (Foto: Thiago Gomes/Futura Press)

Um avião de pequeno porte caiu nesta terça-feira (3), na estrada da Ceasa, em Belém. Três  pessoas que estavam a bordo no momento do acidente morreram. As vítimas são o piloto Joaquim Calixto Neto, de 64 anos, e dois funcionários de uma empresa de segurança: Rossivaldo Rabelo de Castro, 39, e Anderson Conceição, 31.

Destroços do avião pegaram fogo após a
queda (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Uma pane teria provocado a queda do avião, que explodiu. Uma equipe do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) está no local e trabalha em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Equipes do Centro de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estão no local para investigar o caso.
De acordo com o Seripa, o avião envolvido no acidente é um modelo Cesna 206 e de matrícula PTDDG. Ele teria incendiado após a queda. O avião saiu do aeroporto Brigadeiro Protásio, em Belém, com destino a Portel, no Marajó.
A empresa de frete de aeronaves, Táxi Aéreo Dourado, confirmou a queda do avião. Em nota, a empresa Prossegur, onde trabalhavam duas das vítimas, diz que está prestando assistência aos familiares dos seus funcionários que morreram no acidente.
Fonte: G1 (Adaptado)

Aviação da Rússia está em plena expansão

Presidente da Corporação Unida de Construção Aeronáutica russa exalta conquista de mercados

O Salão Internacional Aeroespacial Maks 2013 terminou no domingo, 1º, com um saldo altamente positivo para a indústria aeronáutica russa. Em entrevista concedida às repórteres   Anna Karlova e Lada Korotun   da Voz da Rússia, o presidente da   Corporação Unida de Construção Aeronáutica   (OAK),   Mikhail Pogosyan,   falou destas perspectivas e dos planos de expansão da aeronáutica russa.
Voz da Rússia   –   A  Corporação Unida de Construção Aeronáutica, integrada por gigantes como Sukhoi e MiG,   está comemorando os seus mais recentes resultados de vendas.   Na sua opinião, em que direção se desenvolverá a indústria de construção aeronáutica na Rússia?  
O Sukhoi Superjet 100 é um dos aviões russos mais procurados no mundo

Mikhail Pogosyan –   Atualmente, existe uma situação favorável no que diz respeito tanto à demanda interna por aviões de transporte de carga como para a potencialidade de exportação desses veículos. O crescimento será garantido, em primeiro lugar, pelas aeronaves civis. Nós temos celebrado muitos contratos de fornecimento do avião de passageiros Sukhoi Superjet 100   com companhias de  leasing , o que amplia o portfólio de encomendas desde agora para até 200 aviões.

VR – Quais as perspectivas de produção da OAK para os mercados internacionais?  
MP   – O volume de encomendas de que dispomos já é bastante grande. Há encomendas para aviões munidos exclusivamente do equipamento russo, mas há também para os aviões nos quais implementamos, em larga escala, equipamentos israelenses, franceses e indianos. Assim, o mercado indiano é mais favorável aos produtos que, além das melhores realizações da indústria russa, utilizam também sistemas de fabricação francesa e israelense. A confiabilidade e a segurança de nossas aeronaves têm sido certificadas não só na Rússia, mas também na Europa, o que é um fator motivador importante para nossos clientes potenciais.

VR – Como está se desenrolando a cooperação entre a Corporação Unida de Construção Aeronáutica e os concorrentes da China?  
 MP –   A cooperação com a China se reveste de um caráter a longo prazo. Estamos colaborando na área de aviação militar e esperamos que essa interação vá se ampliar ainda mais. Atualmente, nós estamos abordando com os nossos parceiros chineses a eventualidade da realização de programas de cooperação aeronáutica civil.
Fonte: Diário da Rússia

Azul quer slots da aviação executiva em Congonhas

O presidente do Comitê Executivo da Azul, José Mário Caprioli

O presidente do Comitê Executivo da Azul, José Mário Caprioli, falou sobre o processo de fusão entre Azul e Trip – 90% concluído, segundo ele – e sobre a possível entrada da companhia aérea no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. “Embora a Azul queira operar em Congonhas, ela não precisa disso em sua estratégia de mercado. Não dependemos de Congonhas, mas temos apetite para entrar lá”, disse.

A revisão da capacidade operacional de Congonhas, solicitada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), da qual a Azul faz parte, poderia permitir a criação de novos slots no aeroporto. Mas a companhia tem outras alternativas para possibilitar sua entrada no aeródromo. “Hoje o Aeroporto de Congonhas opera 30 movimentos/hora para a aviação regular e outros quatro movimentos/hora para a aviação executiva. O que a Abear e a Azul defendem é uma realocação dos movimentos da aviação executiva para a aviação comercial”, defende. “Há base técnica e de segurança para isso. Com a abertura de quatro ou seis movimentos/hora conseguiríamos começar a operar em Congonhas. Uma redistribuição de slots já possibilitaria nossa operação lá”, analisa. 


Fonte: PanRotas (Adaptado)

Aeroporto do Recife fecha pista de pousos e decolagens para reforma

Interdição acontece da 0h às 7h desta segunda-feira até 19 de outubro



Segundo o Serviço de Informações da Aeronáutica, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre estará fechado para voos e decolagens, de 2 de setembro a 19 de outubro, entre a 0h e as 7h da manhã. Nesta segunda-feira aconteceu a primeiro dia de interdição.

O motivo do bloqueio durante este período são obras na pista, desde seu recapeamento até checagem de todos os pontos estruturais. A superintência regional da Infraero informa, ainda, que a medida é comum em aeroportos de grande porte. Aeroportos menores tendem a fazer a manutenção sem precisar fechar a pista, utilizando apenas os intervalos entre os voos.

A interdição terá prosseguimento em em outras quatro etapas: de 20 de outubro a 15 de dezembro, das 23h às 6h; de 3 a 15 de fevereiro de 2014, das 23h às 6h; de 16 a 26 de fevereiro de 2014, das 00h às 7h; e de 12 de março a 10 de maio de 2014, das 00h às 7h. Terão voos afetados as seguintes companhias aéreas: Azul Linhas Aéreas, Copa Airlines, Cargolux, Gol Linhas Aéreas, Avianca, TAM e Trip Linhas Aéreas.

Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Turbulência em voo da TAM deixa mais de 12 feridos

Pouso de emergência foi realizado à 1h43 desta segunda-feira no CE.

Feridos durante turbulência no voo Madri-SP foram levados para hospitais.

Um dos passageiros que estavam no voo Madri-São Paulo que sofreu uma forte turbulência na madrugada desta segunda-feira (2) disse que viu pessoas batendo a cabeça no teto. Doze passageiros ficaram feridos e foram levados para hospitais assim que a aeronave realizou um pouso de emergência, à 1h43, no Aeroporto Internacional de Fortaleza.
O advogado gaúcho Gustavo Prates afirmou que, durante a turbulência, muitos passageiros estavam dormindo.
Pelo fato de não estarem com cinto, alguns se machucaram ao bater a cabeça no teto do avião. "Era 0h15, horário brasileiro, quando voltávamos de Madri (Espanha). De repente, o avião deu uma baixada e um golpe para cima, como se ele tivesse empinando. Muitos passageiros estavam sem cinto, dormindo e foram projetados contra o teto do avião. Uns bateram a cabeça, outros o ombro. Um conhecido meu que estava na parte da frente foi jogado para cima e caiu no corredor do avião", contou.
Luciana Melo disse que preferiu esperar novo voo no aeroporto e quer retornar logo para Uberlândia, Minas Gerais. "A companhia está dando apoio para todos nós. Eles me deram um comprimido. Eu ia para um hotel, mas agora não vou mais, pois vou pegar um voo que sai agora às 13h30", disse.
Os 12 passageiros feridos foram encaminhados para atendimento de emergência. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa apenas que o avião da TAM teve de realizar um pouso técnico, mas não detalha a causa ou a gravidade dos ferimentos dos passageiros.
Avião fez pouso de emergência em Fortaleza (Foto:
Thiago Conrado/G1 Ceará)
Dos 12 passageiros feridos, sete foram levados para o Hospital Doutor José Frota (IJF). Os outros cinco feridos foram para um hospital particular.
O advogado Gustavo Prates afirmou que algumas pessoas sofreram cortes no rosto. Houve muita gritaria, relata. "Começou uma gritaria, muita tensão e ansiedade. As pessoas não sabiam se o avião tinha batido. Foi um momento de terror", disse.
O espanhol Fernando Centenera também estava no voo. Ele era um dos passageiros que dormiam no momento da turbulência. "Eu estava dormindo quando o avião começou a balançar. De repente ele começou a cair. A aeronave estava sem controle nenhum. Fiquei muito assustado", disse o estrangeiro.
Em nota, a TAM informou que a aeronave que operava o voo JJ 8065 (Madri-São Paulo/Guarulhos) pousou no aeroporto de Fortaleza à 1h36 (hora local) desta segunda-feira (2), após passar por uma turbulência que provocou ferimentos em alguns passageiros e tripulantes. A aeronave aterrissou em segurança, e os feridos foram encaminhados para atendimento médico.
Muitos passageiros estavam sem cinto, dormindo e foram projetados contra o teto do avião. Uns bateram a cabeça, outros o ombro"
Gustavo Prates, advogado e passageiro do voo
A companhia aérea disse também que os feridos já foram liberados, com exceção de dois passageiros que permaneciam em observação no hospital para exames complementares. A companhia informa que lamenta o ocorrido e que está prestando toda a assistência necessária a seus passageiros e funcionários.
A TAM disse que uma tripulação reserva foi enviada a Fortaleza para levar os passageiros até o aeroporto de Cumbica, no voo JJ 9362, com decolagem prevista para as 13h30 desta segunda.
Outros casos
Em maio de 2009, em um outro voo da TAM que fazia o trajeto Miami-São Paulo uma forte turbulência deixou 21 pessoas feridas. O avião, um Airbus A-330, transportava 154 passageiros. Os passageiros passaram por momentos de pânico antes de aterrissarem no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Em janeiro de 2012, um avião da companhia American Airlines que partiu de Salvador (BA), fez escala no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, e pousou na cidade de Miami, nos Estados Unidos, passou por forte turbulência durante o voo. Segundo a                                         American Airlines, três comissários de bordo ficaram feridos.                                           Nenhum passageiro se machucou na ocasião.
Fonte: G1

domingo, 1 de setembro de 2013

Aviação demandará mais de um milhão de pilotos e técnicos

Mais de um milhão de pilotos e técnicos é a demanda prevista pela Boeing para a aviação comercial, em todo o planeta, nas próximas duas décadas, considerando o volume de aeronaves encomendadas junto à fabricante norte-americana. Ontem, a Boeing apresentou o estudo 2013 Pilot and Technician Outlook, em Miami. Segundo o estudo, em 2032 serão necessários mais 498 mil pilotos na aviação comercial e outros 556 mil técnicos em manutenção para companhias aéreas. 


Serão necessários mais de um milhão de pilotos e técnicos para atender a demanda da aviação até 2032.

“A demanda emergencial por mão de obra competente é uma característica global e muito concreta”, disse a vice-presidente da Boeing Flight Services, Sherry Carbary. “A chave para preencher essa lacuna é enfatizar nosso treinamento nas mais modernas tecnologias para atrair e reter jovens interessados em carreiras na aviação.” Regionalmente, a demanda por pilotos e técnicos aparece assim dividida: 


América Latina – 48,6 mil pilotos e 47,6 mil técnicos
América do Norte – 85,7 mil pilotos e 97,9 mil técnicos
Europa – 99,7 mil pilotos e 108,2 mil técnicos
Ásia e Pacífico – 192,3 mil pilotos e 215,3 mil técnicos
Oriente Médio – 40 mil pilotos e 53,1 mil técnicos
África – 16,5 mil pilotos e 15,9 mil técnicos.


Fonte: Panrotas (Adaptado)

Frio forma cristais de gelo em asas de avião, e voo atrasa uma hora

Avião saiu da Região de Curitiba e pousou em aeroporto de São Paulo.Temperatura chegou a 0ºC na manhã desta quarta (28), segundo Simepar.

Companhia aérea informou que avião estava apto para voar
(Foto: Leiliane Ongaro Machowski / Arquivo Pessoal)
Um voo que saiu na manhã desta quarta-feira (28) do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atrasou cerca de uma hora devido a cristais de gelo formados nas asas da aeronave por causa do frio. Durante a madrugada, a temperatura no local variou entre 1 e 2ºC, chegando a marcar 0ºC por volta das 7h, de acordo com Instituto Tecnológico Simepar.  O avião, com capacidade para até 174 passageiros, decolaria às 6h24 e acabou saindo do aeroporto às 7h26.
A engenheira civil Leiliane Ongaro Machowski, de 27 anos, que estava na aeronave para uma viagem a trabalho para São Paulo, contou que ficou surpresa com a situação. “Nunca tinha ouvido falar de algo parecido. A tripulação explicou que o voo estava atrasado por problemas técnicos causados pelo gelo nas asas do avião”, relatou. Apesar do contratempo, ela disse que os passageiros estavam tranquilos e que ninguém reclamou do atraso.
De acordo com a Tam Linhas Aéreas, o avião estava apto para voar, porém, por medida de segurança, o comandante preferiu que uma equipe de manutenção da empresa fizesse uma vistoria antes do voo. Como nenhum problema foi constatado, a aeronave decolou normalmente.
A companhia aérea ainda informou, por meio da assessoria de imprensa, que a empresa dispõe de um líquido anticongelante para esse tipo de situação, que é rara no Brasil, mas que não foi necessário o uso dele.
Fonte: G1

Passageiro é expulso de avião após apalpar passageiras

Homem alcoolizado obrigou o pouso forçado.



Um homem de 47 anos foi forçado a sair de um voo que atravessava os Estados Unidos da América depois de, alegadamente, apalpar duas passageiras que se encontravam sentadas junto a si.

Gregory Meyer, de Studi City, na Califórnia, foi preso esta sexta-feira depois do seu comportamento durante a viagem ter obrigado o avião a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto internacional de Denver, no estado do Colorado.
Quando lhe foi negado o serviço por parte dos comissários de bordo por estar “visivelmente bêbedo”, o homem tirou da sua mala uma garrafa de vodka, de acordo com um comunicado da procuradoria geral norte-americana de Denver.
O voo, de Burbank para o aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, foi desviado para Denver quando os pilotos decidiram expulsá-lo devido às queixas da tripulação.
Meyer foi preso pelo FBI e detido sob custódia federal, acusado de agressão simples, que pode dar uma pena máxima de seis meses de prisão.
Fonte: CM/Jornal (Adaptado)

Avião da 2ª Guerra encontrado na Mancha passa por recuperação

Aeronave foi abatida há 70 anos, durante a Batalha da Inglaterra, e visitantes do Museu Real da Força Aérea podem acompanhar o trabalho.


'Dornier 17' dentro do túnel de hidratação (Foto: RAF Museum/Divulgação)

Após ser resgatado no dia 10 de junho, o avião bombardeiro "Dornier 17" passa por um processo de recuperação no Museu Real da Força Aérea em Shifnal, na Inglaterra.
A aeronave foi colocada em um túnel de hidratação onde permanecerá durante os próximos anos. Inicialmente todas as partes encontradas serão pulverizadas três vezes por hora para evitar a corrosão. Visitantes do museu poderão acompanhar o trabalho da equipe que trabalha na recuperação.
O avião pode ser o último modelo intacto de um famoso bombardeiro alemão da Segunda Guerra Mundial. Apelidado de "lápis voador" por causa de sua fuselagem estreita, ele foi abatido no sudeste da Inglaterra há 70 anos, durante a Batalha da Inglaterra.
Após a recuperação o bombardeiro será colocado em exposição ao lado dos destroços do avião de caça britânico "Hawker Hurricane", que também foi abatido durante a batalha.

Funcionária trabalha na recuperação de avião bombardeiro (Foto: RAF Museum/Divulgação)
Fonte: G1