sábado, 14 de setembro de 2013

Avião é usado como sala de cirurgia móvel para operar olhos de pacientes

Jato Orbis, modelo DC-10, está no aeroporto da Índia.
Projeto itinerante busca prevenir cegueira em países em desenvolvimento.


Avião Orbis reúne médicos, enfermeiros e técnicos que previnem cegueira (Foto: Dibyangshu Sarkar/AFP)

Um avião tem sido usado como hospital móvel para ajudar a prevenir cegueira em pessoas de países em desenvolvimento. Nesta quinta-feira (12), o jato Orbis, modelo DC-10, está estacionado no aeroporto internacional de Calcutá, no leste da Índia.

Médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos locais se juntaram a um time internacional de profissionais que viaja na aeronave para fazer operações nos olhos de pacientes, trocar conhecimentos e melhorar suas habilidades.

Nesta quinta, a equipe atendeu o menino Emanul Sekh, de 8 anos, que chegou assustado ao lado da mãe.
Veja algumas fotos por dentro da aeronave


Fonte: Bem estar (Adaptado)

St Maarten: a ilha que tem como atração principal um aeroporto!

A proximidade que as aeronaves voam dos turistas em trabalho de pouso e a corrente de ar formada na decolagem atraem curiosos há mais de 25 anos



Uma das praias mais famosas da ilha St Marteen, localizada nas Antilhas Neerlandesas e dividida em territórios francês e holandês, não está na lista de destinos de turistas pelo mar azul-turquesa, água morna e calor o ano inteiro, nem pela paisagem natural nos arredores. Pelo menos, nenhum dos itens é a principal atração de Maho Beach. Localizada a cerca de 20 minutos do porto, do lado holandês da ilha, apenas uma avenida estreita a separa do aeroporto local e são os voos diários que convidam os visitantes a conhecerem a praia.
Por que um aeroporto seria atração? Com pouco mais de 2 quilômetros de pista de pouso e decolagem, de acordo com o representante do departamento de turismo de St. Marteen, William Bell, os aviões chegam a passar a cerca de 15 metros do chão quando estão chegando à ilha. “Vem gente de todas as partes do mundo só para fotografar os aviões pousando logo acima das cabeças delas”, disse ele. A impressão, para quem está na água e na areia, é de que as aeronaves vão cair no meio da praia.
Toda vez que alguém avista um avião chegando, a maioria dos turistas sai correndo da água em busca de câmeras fotográficas e smartphones para registrar o momento de passagem do avião. Segundo Bell, há pelo menos 25 ano o aeroporto é o destaque de Maho Beach. Tanto que a praia já ganhou o apelido de “airport beach” e a maioria das fotos em catálogos de turismo, segundo ele, tem um avião de fundo.
O que mais diverte os turistas, porém, não é o pouso, mas a decolagem das aeronaves. Bell explicou que quando o avião liga as turbinas provoca um vento muito forte que pode até derrubar alguém. “As pessoas adoram isso, sentir a pressão do avião quando ele está decolando. Para mim é perigoso”, afirmou o representante. Ele explicou que a praia tem diversas pedras encobertas por areia e com o vento existe o risco do turista tropeçar, cair e até quebrar algum membro.  


Um aviso sobre os riscos de viver esta aventura fica em uma posição bem visível aos visitantes da praia, mas não é todo mundo que segue as recomendações. Algumas pessoas sobem no alambrado onde está fixada a placa e se seguram enquanto recebem a corrente de ar. O aeroporto recebe voos dos Estados Unidos, Europa, Canadá, outros lugares do Caribe e América do Sul.

Confira mais algumas fotos que separamos pra você!






Fonte: Terra (Adaptado)

Embraer entregará avião que gasta menos combustível

"A redução no consumo de combustível será da ordem de 5%", disse o vice-presidente sênior de operações de Aviação Comercial, Luís Carlos Affonso


Embraer 175: o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo César Silva, afirmou mais cedo que as entregas começam em abril
São José dos Campos (SP) - A Embraer vai começar a entregar, a partir do primeiro semestre de 2014, um avião mais moderno do modelo 175.
"A redução no consumo de combustível será da ordem de 5%", disse o vice-presidente sênior de operações de Aviação Comercial, Luís Carlos Affonso, referindo-se a uma das maiores preocupações das companhias aéreas.
O presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo César Silva, afirmou mais cedo que as entregas começam em abril.
Affonso informou que a maior mudança está na ponta da asa, chamada em inglês de wingtip. Embora continue curvada para cima, será maior e mais inclinada.
"Isso reduz o arrasto (o atrito entre o avião e o vento)", declarou, observando que isso demanda menos força do motor e, consequentemente, menos uso de combustível.
Além disso, diversas mudanças menores serão implementadas, como uma calota na roda do trem de pouso e um novo formato aerodinâmico para a luz de alerta, localizada em cima e embaixo da fuselagem do avião. De acordo com Affonso, tudo isso ajuda a reduzir o arrasto.
Questionado se as mudanças serão implementadas nos modelos Embraer 190 e 195, Affonso disse que não, pois a nova geração entra em operação em 2018 e 2019, respectivamente, enquanto o 175 completamente redesenhado só vai entrar em operação em 2020.
"O 175 ainda vai ficar um bom tempo no mercado e vamos fazer uma forte campanha para a venda desse modelo."
Fonte: Exame (Adaptado)

Avião da FAB apresenta falha e retorna a aeroporto

O FAB 2326, modelo Bandeirante, foi encaminhado para uma avaliação técnica. A FAB não soube informar quantos oficiais ocupavam a aeronave.


Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou um problema técnico na manhã desta sexta-feira, 13, e precisou retornar ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, logo após sua decolagem. 

Segundo a FAB, o voo decolou às 7h16 com destino à Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. "Como a aeronave não estava com potência total do motor, o piloto decidiu voltar ao aeroporto por segurança", informou um oficial. O avião pousou quatro minutos depois da partida.

O FAB 2326, modelo Bandeirante, foi encaminhado para uma avaliação técnica. A FAB não soube informar quantos oficiais ocupavam a aeronave.

Fonte: D24AM (Adaptado)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Piloto morre após queda de avião no Rio de Janeiro

Avião de pequeno porte caiu em cima de muro de residência. 
Ferido foi encaminhado para Hospital Conde Modesto Leal.

Avião caiu em cima de muro de residência no Parque Eldorado (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá) 
Um homem morreu e outro ficou ferido após a queda de um avião em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (11). Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, o avião partiu da pista de instrução do AeroClub de Maricá, que funciona no aeroporto da cidade. Segundo informações da Polícia Civil e do AeroClub, o instrutor João Antonio Soares, de 36 anos, morreu no local do acidente. Caio Freitas, de 19 anos, que era aluno de uma escola de aviação da cidade, ficou ferido.
O avião, que é um monomotor CESSNA 152, caiu em cima de um muro de uma residência, no bairro Parque Eldorado, próximo ao Centro da cidade. A área foi isolada pela Guarda Municipal e por agentes da Defesa Civil.
Caio Freitas foi encaminhado para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal e, segundo a assessoria da prefeitura, o quadro dele é estável. Uma equipe do Centro de Investigação e prevenção de Acidente Aeronáuticos (CENIPA) está indo para Maricá e vai investigar o caso. O corpo do instrutor doi encaminhado para o IML de Itaboraí.
Um homem ficou ferido e foi levado para hospital da cidade (Foto: Romário Barros/Lei Seca Maricá)
Fonte: G1

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Aeroporto de Salvador é escolhido o melhor da Copa das Confederações

Prêmio foi entregue nesta terça (10) por secretaria e Embratur.
4.084 passageiros preencheram questionários em 6 aeroportos do país.




O aeroporto de Salvador foi considerado por passageiros o melhor entre os terminais das seis cidades brasileiras que sediaram jogos da Copa das Confederações, que aconteceu em junho. O prêmio foi entregue nesta terça-feira (10) em Brasília pela Secretaria de Aviação Civil e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), responsáveis pelo Prêmio Boa Viagem, criado para medir a satisfação dos usuários.
De acordo com a SAC, o aeroporto de Salvador obteve nota 7,29, numa escala de 0 a 10, na categoria satisfação geral. Em segundo lugar ficou o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, com nota 7,27. Em terceiro, Brasília, com 7,07. No total, 4.084 passageiros preencheram o questionário nos aeroportos concorrentes.
Os terminais concorreram ainda em outras 6 categorias, entre elas “restituição de bagagem” e “check-in”, vencidas por Confins, com nota 8,03 e 8,66, respectivamente.
O prêmio também fez uma votação pela internet, para escolher o melhor aeroporto na categoria “apoio ao turista”, categoria vencida pelo terminal de Brasília, com 38 pontos.

Falta de peça em aeronave cancela voo da Gol em São Luís

Voo com destino a Brasília foi cancelado antes de embarque.
Segundo a companhia, passageiros serão reembolsados.

Um voo da Gol Linhas Aéreas que seguia para Brasília com escala em Imperatriz, no Maranhão, acabou não decolando na manhã desta quarta-feira (11), do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Segundo relato de uma passageira, inicialmente, os passageiros foram informados de que a aeronave estava no solo, mas que não decolaria por problemas técnicos.  O voo 1789 deveria ter saído às 6h20.
Em contato com a Gol, a informação que chegou foi de que houve um problema em uma peça da aeronave, o que impediu a decolagem. A companhia aguarda vinda de peça de outro Estado para que a aeronave possa ser reparada. Ainda segundo a Gol, os passageiros já foram orientados que poderão pedir o reembolso do valor da passagem, ou seguir viagem em um voo da TAM, no período da tarde.
Passageiros da Gol formaram grande fila em busca de informações após voo ser cancelado. (Foto: Sueline Fernandes)
Fonte: G1 (Adaptado)

Avião cargueiro faz pouso de emergência em Manaus, no AM

Cargueiro precisou sobrevoar Manaus por 1h20 para queimar combustível.A aeronave teve problemas no trem de pouso.

Avião transportava carga e quatro tripulantes (Foto: Girlene Medeiros/G1 AM)

Um avião cargueiro com quatro tripulantes fez um pouso forçado, na manhã desta quarta-feira (11), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na Zona Oeste de Manaus. A aeronave vinha de Miami com destino à capital amazonense e apresentou problemas no trem de pouso.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave tentou fazer o primeiro pouso às 9h15, mas não conseguiu e precisou sobrevoar a capital por mais de uma hora para queimar combustível e tornar o voo de emergência menos arriscado. Às 10h38, o avião pousou no Eduardo Gomes.
Devido ao problema, o aeroporto acionou o plano de emergência, isolando uma parte da pista para o pouso. O Corpo de Bombeiros também entrou em alerta para risco de incêndio no terminal.
Todos os tripulantes passam bem. Não há informações sobre a carga transportada pelo voo. A pista de decolagem continuou operando normalmente e não foram registrados atrasos de voos.
Fonte: G1

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Avião faz pouso de emergência em João Pessoa

Avião tem problema mecânico e retorna ao Aeroporto de João Pessoa. A Infraero confirmou que havia 52 passageiros no vôo, mas sem feridos. O vôo foi cancelado para aeronave passar por manutenção.

Avião retorna após decolar por problemas mecânicos, confirma Infraero (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um avião da empresa aérea Azul, que iria de João Pessoa para Salvador, precisou retornar ao Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado em Bayeux, na Grande João Pessoa, na manhã desta terça-feira (10). Segundo o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira, o retorno foi motivado por um problema mecânico que se apresentou após a decolagem, às 5h50, e a aeronave teve que retornar. Estavam a bordo 52 passageiros.

As primeiras informações confirmadas pela assessoria da própria Infraero davam conta de que o voo vinha de Salvador e de que tinha sido necessário fazer um pouso forçado.
Alexandre Oliveira afirmou ainda que não houve feridos. "Com relação ao problema mecânico, não podemos detalhar porque isso compete à Azul. No entanto, temos informações de que nenhum dos passageiros correu risco", afirmou.
A assessoria de imprensa da Azul informou que o voo 5362 foi cancelado para que a aeronave passe por uma revisão mais detalhada e os passageiros estão sendo reacomodados em outros vôos, da própria companhia ou em outras.
Fonte: G1 (Adaptado)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Aeroporto de Congonhas pode aumentar ainda mais o movimento

Mudança em norma está sendo discutida e a intenção é aumentar de 30 para 34 o número de movimentos por hora destinados às companhias.



Um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, Congonhas pode ganhar mais voos. O projeto é polêmico e mexe com a rotina da vizinhança também.
Os vizinhos não querem nem ouvir falar em mais voos. E olha que depois do acidente com o voo da TAM, em 2007, algumas autoridades chegaram a falar em fechar o aeroporto.
Já alguns especialistas dizem que Congonhas está operando abaixo da sua capacidade e isso significa prejuízo.
Fim de tarde de domingo no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Filas longas. Saguão cheio. É sempre assim. “Muita fila, pleno domingo, ninguém merece”, diz Erika Carvalho Lima, administradora.
Uma estudante esperava para viajar de volta pra casa. No check-in, ela revelou um desejo de vários passageiros. "A gente é de Belo Horizonte e não consegue voo tão fácil. Então é melhor aumentar a quantidade", declara Renata Couto, estudante.
O pedido deles pode ser atendido. Uma mudança na norma da Secretaria de Aviação Civil que determina a quantidade de pousos e decolagens no aeroporto está sendo discutida em audiência pública. A intenção é aumentar de 30 para 34 o número de movimentos por hora destinados às companhias aéreas. Com isso a secretaria espera estimular a aviação regional, responsável pelos vôos de curta duração.
"Aumentar o número de pouso e decolagem, utilizar melhor a pista B do aeroporto de Congonhas, realmente é um alento pra todos aqueles que utilizam o aeroporto de congonhas", diz Uébio José da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Aéreos.
Quem mora perto do aeroporto tem uma opinião diferente. No bairro Moema, que fica bem na rota dos aviões que vão para Congonhas, todos os dias os moradores convivem com esse barulho que nos estamos ouvindo, das seis da manhã às onze da noite. Aumentar o número de pousos e decolagens por hora, para eles vai ser um problema.
Tatiana mora há dez anos no bairro. No início, acordava assustada com o ruído das turbinas. Hoje, o aeroporto não opera entre onze da noite e seis da manhã. Mas, para ela, o resto do dia já tem barulho demais.
"Vai me tirando do sério, principalmente quando eu estou fazendo alguma coisa que me exige concentração, silêncio", declara Tatiana Zenith, publicitária.
A associação dos moradores do bairro é contra o aumento do número de pousos e decolagens em Congonhas. Para eles, o aeroporto já opera no máximo.
"Não só a poluição sonora, mas a poluição dos resíduos que da queima do combustível da aviação, que é uma coisa que não podemos deixar de levar em conta", diz José Roosevelt Jr., representante da Associação dos Moradores de Moema.
Um professor da USP, especialista em aeroportos, lembra que o Congonhas já operou com 58 pousos e decolagens por hora, na década de 80, e que o número foi reduzido depois do acidente com o avião da TAM, em 2007.
Mas, segundo ele, a mudança não foi por falta de segurança, e sim porque o governo queria transferir o movimento para outros aeroportos.
Para ele, o aeroporto de congonhas está sub-utilizado. “Existe uma restrição na parte de pátio, mas nós temos áreas ociosas em Congonhas. Áreas que eram da VASP, elas poderão ser repensadas, readministradas e colocar mais espaço pra aviões pararem lá. Eu acho que não afeta segurança em hipótese alguma, como não afetava no passado", declara Jorge Leal, professor da USP, especialista em aeroportos.
A Anac, agência que regula o setor da aviação, disse em nota que ainda está estudando a melhor forma de utilizar o aeroporto de Congonhas. E que por enquanto não pode divulgar nada sobre a mudança.
Quer ver o vídeo completo desta matéria? É só clicar aqui!
Fonte: G1 (Adaptado)

domingo, 8 de setembro de 2013

Parece até real, mas não é!

É isso que o designer Steve McGhee mostra com sua habilidade gráfica tecnológica! Steve McGhee é um designer canadense que trabalha apenas com arte digital, seus trabalhos são, em sua maioria, coisas surreais de acidentes e desastres (vai te lembrar alguns filmes). As imagens são tão perfeitas que até parecem reais! O "Voe AAAN" vai mostrar sua criatividade com alguns aviões, veja:





Acidente com A330 da THAI deixa mais de 10 feridos

As informações ainda são preliminares, porém, as informações que chegam é que um A330 da THAI Airways ultrapassou a pista no procedimento de pouso deixando até agora 12 feridos. Uma das turbinas ainda pegou fogo.

Segundo a empresa aérea, o trem dianteiro falhou, fazendo com que a aeronave saísse da pista

Um Airbus A330-300 operado pela Thai Airways International sofreu um acidente durante a aterrissagem no Aeroporto Internacional de Bangkok-Suvarnabhumi (BKK), Tailândia. Reportagens iniciais indicam que havia 287 passageiros e 14 tripulantes a bordo. Pelo menos doze ficaram feridas. Os dados que chegaram até nós indicam que a aeronave saiu pelo lado direito da pista. O avião foi evacuado.

Consta também que um incêndio irrompeu no motor direito, e os bombeiros do aeroporto rapidamente controlaram o fogo. O avião, HS-TEF, foi entregue à tailandesa em março de 1995 e é um modelo A330-300.


Pronunciamento
A empresa se pronunciou também pelo twitter. Os horários descritos a seguir são locais, não sendo nada relacionado com nossos horários.

ATUALIZAÇÃO 01:14 p: De acordo com o Twitter oficial da Thai Airways (@ thaiairways), o A333 caiu enquanto pousava, com 14 pessoas levadas para hospitais da região.

ATUALIZAÇÃO 01:22 p: Parece que o avião saiu da pista após o pouso.

ATUALIZAÇÃO 01:30 p: Thai Airways emitiu a seguinte declaração via Twitter: "TG679 Guangzhou-Bangkok incidente experiente enquanto pouso em Suvarnabhumi Airport. 14 passageiros ficaram levemente feridos e enviado para o hospital."

ATUALIZAÇÃO 01:55 p: Declaração da Thai Airways em seu Facebook:

"Thai Airways International vôo TG 679, Guangzhou - Bangkok operada com aeronaves Airbus 330-300 partida Guangzhou às 16:03 horas. (hora local), programado para chegar no Aeroporto de Suvarnabhumi às 23:00 horas. (hora local) incidente experiente enquanto pousava no aeroporto de Suvarnabhumi. Como o avião estava pousando e o trem de pouso tocou a pista, o trem de nariz falhou. Como resultado, o avião derrapou na pista. O capitão assumiu o controle da aeronave até que ela pare e os passageiros foram evacuados usando slides. A aeronave levava 287 passageiros e 14 tripulantes. 8 passageiros ficaram levemente feridos. Passageiros feridos foram atendidos e enviado ao hospital para tratamentos médicos. "
_______________________________________________________________________________

Vale lembrar mais uma vez, que o incidente foi recente, e as informações não são completamente concretas, a todo momento podemos estar atualizando a matéria.

Essa é uma reportagem original da "Voe AAAN", ao reproduzir este conteúdo, dê seus devidos créditos

Filme: "O voo"

Assistimos e recomendamos! Um filme fantástico, que mostra a realidade de um piloto que vive uma vida conturbada com a bebida, se liga na sinopse e prepare a pipoca!


Sinopse e detalhes

Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrisagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro.

Se você quiser ver o trailer do filme, é só clicar aqui! Vale lembrar que o filme contem cenas pesadas, e não é recomendado para menores de 18 anos!

Simulador de última geração mostra o que acontece durante turbulência

Aeronave teve que fazer pouso de emergência, em Fortaleza, depois de enfrentar forte turbulência que deixou quinze passageiros feridos.

Tem gente que não tem o menor medo de voar. E tem gente que faz de tudo para não entrar em um avião. Seja quem for, quando está lá em cima e começa uma turbulência forte, é raro quem não tem medo.
Domingo (8), Fantástico vai mostrar essa experiência na prática. Nossos repórteres entraram em um simulador de última geração para mostrar o que aconteceu no voo de Madri para São Paulo.

O avião teve que fazer um pouso de emergência, em Fortaleza, depois de enfrentar forte turbulência, que deixou quinze passageiros feridos.
O Fantástico começa as 20:45, horário de Brasília, na rede Globo de televisão.
Fonte: G1/Fantástico (Adaptado)