segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

O contraste da segurança aérea nacional

Por um lado se tornamos mais seguros, mas pelo outro, nossas aéreas "voam" com péssima reputação. Aliás, qual o verdadeiro desfecho do nosso nível de segurança?



Olhando algumas notícias de aviação recentemente pude perceber que a aviação brasileira em si começava tendenciosa para o ano de 2014 no quesito segurança aérea, tudo isso por conta do contraste visto na imprensa, vamos aos fatos:

1. Uma notícia que diz que as empresas aéreas TAM e GOL estão entre as mais inseguras do mundo.
2. Uma notícia que diz que a aviação brasileira é uma das mais seguras do mundo.

A questão é que não dá pra se chegar á um veredito com duas notícias tão divergentes, mas vale lembrar que alguns dados são reveladores e nos fazem chegar a conclusões concretas, por exemplo

  • Em 2012 - ano em que houve um recorde de acidentes aéreos -, foram 178 acidentes envolvendo aeronaves com matrícula nacional e 6 com aeronaves de matrícula estrangeira. Número de mortos: 78.

E o mais curioso é que as estimativas do ano de 2013 foram condizentes a realidade. Até julho do ano passado foram 106 acidentes com 42 fatalidades.

E vale lembrar também que:

  • A maior parte dos acidentes não ocorre na aviação regular (que faz o transporte de passageiros por meio de linhas aéreas), mas na geral, como táxi aéreo, aviação agrícola e executiva ou pequenos aviões particulares.
Agora vemos o contraste nesse trecho de outra matéria: "As companhias aéreas brasileiras TAM GOL permanecem entre as 10 mais inseguras do mundo em 2013, de acordo com lista elaborada pela consultoria alemã Jacdec, especializada em aviação".

Agora o ponto final dessa história são os critérios utilizados por tal empresa, como diz neste pequeno trecho abaixo

  • ranking leva em consideração o número de acidentes que as companhias se envolveram em um período de 30 anos, o número de mortos, o pior acidente ao longo desses anos e há quanto tempo a mesma não registra nenhuma perda de aeronave.

Então podemos dizer que nunca nossa aviação foi tão segura? Sim, podemos dizer. E não só em nível nacional, como internacional. O ano de 2013 foi um recorde na história da aviação!

[Redigido por Youssef Brahim]

Fontes: 
  • http://migre.me/hww7m
  • http://migre.me/hwvYm

Nenhum comentário:

Postar um comentário