sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Após decolar no RJ, avião da Gol tem que fazer manobra por causa de balão

 Um avião da Gol precisou realizar uma manobra evasiva durante voo que ia do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para o de Confins, em Minas Gerais, após o comandante da aeronave ter avistado um balão. Segundo a empresa, 139 passageiros estavam a bordo do voo G3 1660.

De acordo com a Gol, o pouso ocorreu normalmente em Confins e a aeronave passou por uma vistoria completa e foi liberada para voo. Em nota, a empresa afirmou que “julga importante esclarecer que este procedimento está previsto no manual do fabricante e faz parte do escopo de treinamento da tripulação técnica”. 
De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Aeronáutica, os balões podem causar acidentes de grandes proporções. As consequências de uma colisão entre um balão e uma aeronave podem ser drásticas e causar até mesmo a queda do avião.
“Vamos supor que um balão de cerca de 15 quilogramas, que é um balão pequeno, colida com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h. O impacto vai ser da ordem de 3,5 toneladas”, disse o gerente do Programa de Perigo Baloeiro do Cenipa, tenente coronel aviador Carlos Antônio Motta de Souza, em nota divulgada no site do centro. 
[Fonte/Reprodução: Terra/Adaptado]

Nenhum comentário:

Postar um comentário